A Honda já fala num novo motor para o McLaren de Fernando Alonso, ainda sem a realização do Grande Prémio da Austrália. Dentro de dois meses o bólide poderá ter mais potência para fazer face ao favoritismo 'absoluto' de Lewis Hamilton.

O máximo responsável da Honda na Formula 1, Yusuke Hasegawa assegurou que o fabricante japonês trabalha na especificação do motor para tornar mais potente o MCL32.

“Para aumentar a potência é necessário aumentar a eficiência do combustão, para isso acontecer é preciso mudar o ‘hardware’ da unidade de potência actual. Estou a melhorar uma unidade de potência melhorada, mas levará o seu tempo.  Gostaria de o ter pronto no carro dentro de dois meses” – afirmou Hasegawa em declarações recolhidas por Autosport e divulgas pela Marca.

Hesegawa referiu que o défice da potência do motor é grande, mas evoluiu nos problemas da fiabilidade que sofreram no testes da pré-temporada ocasionadas pelas excessivas vibrações do motor, com custo nas velocidades e perda de potência. Honda tinha recomendado os pilotos a mudança de marcha numa gama de velocidades diferentes para minimizar os efeitos das sacudidelas o que leva a perda de algumas décimas por volta.

"A vibração não foi um grande problema esta sexta-feira. No entanto, registou-se um pouco na hora de mudar. Se resolvermos isso, podemos ganhar um pouco mais de tempo por cada volta", admitiu o japonês, que não se conforma com a décima segunda posição alcançada por Fernando Alonso na primeira jornada de treinos livres desta sexta-feira do GP da Austrália.

"É claro que não estamos satisfeitos com a nossa posição actual. Para a qualificação de amanhã ainda temos mais para melhorar no mapeamento do motor", disse Hasegawa.

 

MODALIDADES


22 September 2017 Modalidades 64
Os dirigentes dos Comités Paralímpicos dos países falantes da língua portuguesa discutiram, em Abu-Dhabi, a criação de uma Associação Lusófona de Paralímpicos para reforçar colaboração entre os países da Língua Portuguesa no movimento paralímpico.
1 September 2017 Modalidades 74
O brasileiro Andreow Parsons é o candidato lusófono para o Comité Paralímpico Internacional, cuja assembleia geral electiva desenrola-se nos dias 04 a 09 de Setembro, em Abu Dhabi.
27 August 2017 Modalidades 56
As ‘Tigres’ da Nigéria venceram, domingo, 27 de Agosto, em Bamako, o ‘Afrobasquete’ feminino de 2017 ao baterem as ‘Leoas’ do Senegal por 65/48 arrebatando a coroa ao Senegal. Moçambique ficou no quarto lugar e Angola no sexto.

AUTO MOTOR


Monday, October 02, 2017 Auto Motor 43
O holandês Max Verstappen (do Red Bull, na foto) venceu, domingo, 01 de Outubro, sua segunda corrida na Fórmula 1, no Grande Prémio da Malásia, depois de passar o poole Lewis Hamilton à quarta volta.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 90
O automobilismo volta em grande estilo com início do Mundial da Fórmula 1 no Grande Prémio da Austrália. Mercedes é favorito, mas Ferrari e Red Bull não vão facilitar. No entanto, Lewis Hamilton deu provas na pré-temporada em Montmeló.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 91
A Honda já fala num novo motor para o McLaren de Fernando Alonso, ainda sem a realização do Grande Prémio da Austrália. Dentro de dois meses o bólide poderá ter mais potência para fazer face ao favoritismo 'absoluto' de Lewis Hamilton.

REDE VERDE

Governo cabo-verdiano já admite eventual mau ano agrícola

O Governo já admite o cenário de um mau ano agrícola em Cabo Verde, mas está preparado para elaborar um plano de emergência, anunciou o ministro cabo-verdiano da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

Fisioterapeutas reúnem-se numa associação pensando numa ordem

Os fisioterapeutas de Cabo Verde têm uma associação reconhecida em Maio de 2017 e pensam já em se transformar, a curto prazo, numa ordem profissional, garantiu Dalva Correia, presidente da Associação de Fisioterapeutas de Cabo Verde (AFCV).

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.