A comunidade de Regent, um bairro nos arredores de Freetown, capital da Serra Leoa, vive momento de angústia e dor com a morte de 312 pessoas na sequência de um deslizamento de terra e inundações provocado por chuvas torrenciais caídas na noite de domingo para segunda-feira 14 de Agosto.

O número de mortes continua a subir em Regent o bairro situado ao sul de Freetown, capital da Serra Leoa. O bairro construído de forma clandestina está situado numa montanha que veio abaixo, arrastando numa enxurrada de água e lama casas e carros devido a torrencial chuva que se fez sentir na noite de domingo para segunda-feira, 14 de Agosto, surpreendendo muita gente no sono.

Os vídeos postados nas redes sociais são impressionantes. “Cachoeiras” de lama descem pelas ruas serpenteando entre as casas de chapas de zinco que não resistem muito tempo à pressão. A maioria dessas casas improvisadas foram construídas sem autorização. São numa só palavra clandestina e por vezes construídas com tijolos de lama.

A equipa de resgate tentou isolar a área e evacuar os sobreviventes. Mas eles operam, sobrecarregados no que agora parece mais um lago de lama.

"O desastre é tão grave que eu me sinto estafado ', diz Victor Foh, o vice-presidente da Cruz Vermelha da Serra Leoa que visitou o local, no bairro de Regent, de onde relata que centenas de corpos ainda estão sob os escombros. E na segunda-feira à noite as morgues dos maiores hospitais estão cheias.

"Por enquanto, a Cruz Vermelha da Serra Leoa colocou 60 voluntários no local divididos em três equipas de resposta emergencial e de primeiros socorros que estão a pesquisar”, disse Patricia Escolano Guiote, chefe da delegação do Comité Internacional da Cruz vermelha na Guiné (Conakry) e Serra Leoa para acrescentar que “há ainda muitos corpos na lama. Estes voluntários também fazem o resgate e a evacuação, apoiados por onze veículos. "

Resultado da mudança climática

"O número de mortos está subindo. Recebemos novas informações regularmente, mas centenas de pessoas são susceptíveis de estarem mortos ", diz Alfred Formah, director Executivo da Sociedade ONG para mudanças climáticas (S4CC), apoiado por RFI. "Estamos consternados. É um verdadeiro desastre.", articulou.

O porta-voz da S4CC garante que "o governo faz o seu melhor para garantir que todas essas pessoas fossem resgatadas", mas a chuva não parou de cair em Freetown, tornando as operações de resgate complicadas.

"As pessoas não estão acostumadas a esse tipo de clima, mesmo que tenha sucedido também no passado. Sentem-se imponentes e com o pânico no olhar "disse Alfred Formah, que recorda que" Serra Leoa é o país mais afectado pelas mudanças climáticas e mais enfraquecida por isso, estando colocada atrás de Bangladesh e da Guiné-Bissau".

Segundo fontes locais, o bairro está submerso em lama. A informação consta num balanço provisório emitido, segunda-feira, 14 de Agosto, pela Cruz Vermelha. Uma informação anterior, prestada mais cedo pelo necrotério do Hospital Connaught Freetown, relatava a existência de pelo menos 180 mortos.

Com RFI.

 

Tema SportKriol
Wednesday, November 15, 2017 Antonio Tavares Modalidades 37
Avelino Bonifácio é o primeiro presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), cuja assembleia constituinte decorreu, sábado, 11 de Novembro, na sede do Comité Paralímpico de Cabo Verde.
Saturday, October 07, 2017 Antonio Tavares FIFA 49
Percy Tau, Themba Zwane e Sibusiso Vilakazi colocaram a África do Sul, sábado, 07 de Outubro, na corrida para o Mundial de futebol da Rússia-2018. Os Bafana-Bafana venceram os burkinabés por 3-1.
Monday, October 02, 2017 Antonio Tavares FIFA 73
O médio Luis ‘Platiny’ Soares, da equipa romena do Polytehnica Iasi, e o avançado Nuno ‘Jóia’ Costa, do Estrasburgo da França não entram nas contas do seleccionador cabo-verdiano Lúcio Antunes para o compromisso dos Tubarões frente ao Senegal.
Tema TicKriol
17 November 2017 Antonio Tavares Ciência 28
Este exoplaneta, intitulado de Ross 128 b, é o mais próximo do tamanho da Terra e tem hipóteses de albergar vida, segundo o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
14 November 2017 Antonio Tavares Software 30
Um pacote com um ‘malware’ a venda na internet subterrânea, por quatro mil euros, permite fáceis assaltos informáticos às caixas automáticas, por permitir acesso ao sistema das ATM e levantar dinheiro alheio.
1 November 2017 Antonio Tavares Ciência 42
A empresa russa Hoversurf, criadora da moto voadora Scorpion 3, recentemente testada pela Polícia de Dubai, apresenta o seu novo projecto: uma máquina particular tripulada, apelidada de carro voador.
Tema TurisKriol
Thursday, August 31, 2017 Antonio Tavares TURISKRIOL 101
Os chineses invadem a Europa, Irlanda do Norte, Croácia e Islândia, impulsionados pela série ‘Game of Thornes’ a série do canal norte-americano HBO.
Thursday, December 15, 2016 Administrator TURISKRIOL 260
Os investimentos do ‘The Resort Group PLC’ com o valor acumulado de mais de 250 milhões de euros, minimizaram os fracos resultados macroeconómicos de Cabo Verde que seriam piores, considera Victor Fidalgo, administrador do grupo.
Monday, August 29, 2016 Administrator TURISKRIOL 279
As obras do projecto turístico integrado do Ilhéu de Santa Maria e da Gamboa, na cidade da Praia, prosseguem e têm atraído a atenção dos praienses que se deslocam ao local para ver o homem a desventrar a baía entrando com terra pelo mar adentro.
Tema CultuKriol
Monday, August 22, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2395
O festival musical de Curraletes, na praia do mesmo nome no porto Novo de Santo Antão, encerrou o pano com o público, a organização a atribuir nota positiva ao certame organizado em tempo de campanha com 4 mil contos (37 mil euros).
Sunday, August 14, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2385
O espectáculo ficou favorecido na Baía das Gatas com o remate de Grace Évora e Jorge Neto, depois das entradas triunfais do ‘velho’ Tubarões, do grupo Carnaval, Tó Semedo e Loony Johnson, imagine os gritos, a folia e saltos ‘até ao céu’.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador.