A empresa russa Hoversurf, criadora da moto voadora Scorpion 3, recentemente testada pela Polícia de Dubai, apresenta o seu novo projecto: uma máquina particular tripulada, apelidada de carro voador.

Segundo a empresa, seu novo veículo, baptizado Formula (foto) possui as características de um helicóptero e avião e terá um preço estimado de aproximadamente 97.000 dólares USA.

Uma das vantagens desse aparato, em comparação com os semelhantes, é o seu tamanho. O Formula será muito compacto e suas dimensões não superarão as de um automóvel tradicional. Além disso, será adaptado para a crescente infraestrutura dos carros eléctricos e não precisará de estações de recarga especiais.

Outro factor está relacionado com a segurança. O novo veículo será seguro sendo e os seus sistemas funcionam de modo autónomo e permitam aterragem segura em caso de mau funcionamento.

O primeiro protótipo estará pronto para voar já em 2018.

Formula será um veículo de decolagem e aterragem verticais — VTOL (Vertical Take-Off and Landing) — poderá alcançar uma velocidade de até 320 km por hora e terá  450 km de autonomia de voo.

Este ‘carro’ por dentro é mais espaçoso que os automóveis comuns, acomoda até cinco passageiros. Segundo a empresa, o preço estimado do novo veiculo é de aproximadamente 97.000 dólares USA.

Os primeiros passos nesta tecnologia

Os primeiros experimentos para o desenvolvimento de um carro voador foram efectuados no começo do século XX por Glen Curtiss e seu Curtiss Autoplane.

Em 1926, Henry Ford divulgou um protótipo de nome "sky flivver. O projecto foi abandonado dois anos depois quando a aeronave foi destruída num acidente, matando o piloto.

O primeiro carro a voar foi construído por Waldo Waterman – 1894-1976. Similar ao de Ford, não chegou a ganhar continuidade.

Na década de 1950, na recuperação da II Guerra Mundial, tudo era possível e o desejo era um carro voador.

Muitos projectos foram praticados, mas nenhum teve sucesso comercial e alguns ficaram sem serem conhecidos. O exemplo mais bem sucedido, no que diz respeito à produção em série e cujo modelo continua em operação, é o Taylor Aerocar de 1949. Outro de design notável é o Mizar, de Henry Smolinski, que se desintegrou, em voo, matando o projectista e o piloto.

Em Junho de 2017, a Toyota declarou que os carros voadores serão uma realidade até 2020 e entrou na corrida futuristica anunciando seu investimento num projecto do tipo. Mas há outras empresas interessadas neste movimento.

Com Spunik.

 

JOGOS & CONSOLAS


13 September 2016 Administrator Jogos & Consolas 110
Recentemente foi realizado o lançamento da nova expansão Legion do jogo World of Warcraft e o seu resultado foi extraordinário, sendo que a Blizzard anunciou que assistiu ao maior número de jogadores a estarem ligados ao seu MMO.
14 September 2016 Administrator Jogos & Consolas 105
A Sony Interactive Entertainment revelou na passada semana a nova versão Pro da sua célebre consola de jogos Playstation. A nova série CUH-7000 traz melhor experiência de jogo aos ‘gamers’ com capacidades de processamento de imagens aumentado e capazes de satisfazer o padrão de resolução 4K.
14 September 2016 Administrator Jogos & Consolas 124
Apesar da euforia já ter começado desde algum tempo a desvanecer-se, uma coisa é inegável por muito que gostemos ou não do jogo. Este é um dos jogos móveis com maior sucesso de sempre. Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro para a Niantics e Nintendo.

CIÊNCIA


Friday, September 09, 2016 Administrator Ciência 105
O pequeno robô de seis rodas foi desenhado para fazer entregas em raios de ação que não deverão exceder os três quilómetros. A Starship Technologies pretende testá-lo em Londres e mais três cidades europeias.
Wednesday, September 14, 2016 Administrator Ciência 119
A equipa da DeepMind optou por uma abordagem original para construir um programa de discurso e o resultado é que o sistema parece mais um humano a falar do que as restantes soluções de AI.
Wednesday, September 14, 2016 Administrator Ciência 126
Primeiro carro da Volvo que vai ser usado no projeto Drive Me da marca já saiu da linha de produção. O carro vai ser entregue a uma família em Gothenburg, a cidade escolhida pela marca sueca para levar a cabo um teste piloto em utilização real.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.