Este exoplaneta, intitulado de Ross 128 b, é o mais próximo do tamanho da Terra e tem hipóteses de albergar vida, segundo o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Uma equipa internacional, da qual faz parte um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu o planeta fora do sistema solar mais próximo da Terra, onde pode existir vida.

O Ross 128 b "é o mais próximo exoplaneta [que gira em torno de uma estrela fora do sistema solar] do tamanho da Terra, a orbitar uma estrela anã vermelha [estrela com pequena massa e de temperatura "baixa"] pouco ativa, o que aumenta as hipóteses de poder albergar vida", indica um comunicado remetido à agência Lusa pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

"Muitas estrelas anãs vermelhas, incluindo a Próxima Centauri (a mais próxima do Sol), têm ocasionalmente fenómenos explosivos, que banham os planetas com doses letais de raios X e radiação ultravioleta, fenómenos podem esterilizar potenciais formas de vida nesses planetas", acrescenta a nota informativa.

Este exoplaneta, detectado pelo espectrógrafo HARPS - instalado no telescópio ESO, no Chile - encontra-se a 11 anos-luz de distância da Terra e orbita a sua estrela uma vez a cada dez dias, a uma distância cerca de 20 vezes mais próxima do que a que separa a órbita da Terra do Sol.

No entanto, "por ser uma estrela anã vermelha pouco activa, com pouco mais de metade da temperatura do Sol, a radiação com que a estrela banha o planeta é apenas 1,38 vezes superior à irradiação que chega à Terra", lê-se no comunicado.

Como resultado disto, "as estimativas para a temperatura do planeta variam entre -60 graus centígrados e 20 graus centígrados, mas devido à incerteza nestes cálculos, ainda não é certo se o planeta está dentro, ou imediatamente fora, da zona de habitabilidade da sua estrela", acrescenta a nota informativa.

De acordo com Ricardo Reis, do grupo de comunicação do IA, a zona de habitabilidade é a zona a partir da qual um planeta está à distância correcta da sua estrela para poder ter água líquida à superfície.

"Em estrelas anãs vermelhas como esta, a zona de habitabilidade é mais próxima, podendo o exoplaneta ter condições para albergar vida, mas há outros factores determinantes, como o facto de haver radiação ou se tem massa suficiente para ter atmosfera", disse Ricardo Reis à Lusa.

Apesar de actualmente estar a 11 anos-luz da Terra, o sistema Ross 128 vai-se aproximando da Terra e espera-se que se torne o vizinho mais próximo dentro de 71.000 anos, ultrapassando o Próxima b, que orbita a estrela Próxima Centauri.

A descoberta deste planeta "ilustra a capacidade já existente para encontrar e, no futuro, caracterizar em detalhe e de forma recorrente planetas que reúnam as condições necessárias para a presença de vida", referiu Nuno Cardoso Santos, astrofísico do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

A equipa do IA, referiu, está a trabalhar "arduamente para atingir esse objectivo", tendo traçado um plano que inclui participações em missões espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA) e em vários equipamentos do ESO, como o ELT ou o espectrógrafo ESPRESSO, que entrará em funcionamento ainda este mês e tem por objectivo procurar e detectar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida.

O resultado desta descoberta deu origem ao artigo "A temperate exo-Earth around a quiet M dwarf at 3.4 parsecs", publicado na Astronomy & Astrophysics, estando disponível na versão 'online'.

JOGOS & CONSOLAS

13 September 2016 Administrator Jogos & Consolas 248
Recentemente foi realizado o lançamento da nova expansão Legion do jogo World of Warcraft e o seu resultado foi extraordinário, sendo que a Blizzard anunciou que assistiu ao maior número de jogadores a estarem ligados ao seu MMO.
14 September 2016 Administrator Jogos & Consolas 241
A Sony Interactive Entertainment revelou na passada semana a nova versão Pro da sua célebre consola de jogos Playstation. A nova série CUH-7000 traz melhor experiência de jogo aos ‘gamers’ com capacidades de processamento de imagens aumentado e capazes de satisfazer o padrão de resolução 4K.
14 September 2016 Administrator Jogos & Consolas 289
Apesar da euforia já ter começado desde algum tempo a desvanecer-se, uma coisa é inegável por muito que gostemos ou não do jogo. Este é um dos jogos móveis com maior sucesso de sempre. Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro para a Niantics e Nintendo.

CIÊNCIA

Friday, September 09, 2016 Administrator Ciência 266
O pequeno robô de seis rodas foi desenhado para fazer entregas em raios de ação que não deverão exceder os três quilómetros. A Starship Technologies pretende testá-lo em Londres e mais três cidades europeias.
Wednesday, September 14, 2016 Administrator Ciência 276
A equipa da DeepMind optou por uma abordagem original para construir um programa de discurso e o resultado é que o sistema parece mais um humano a falar do que as restantes soluções de AI.
Wednesday, September 14, 2016 Administrator Ciência 292
Primeiro carro da Volvo que vai ser usado no projeto Drive Me da marca já saiu da linha de produção. O carro vai ser entregue a uma família em Gothenburg, a cidade escolhida pela marca sueca para levar a cabo um teste piloto em utilização real.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador.

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.