Hong Kong suspende importação da carne do Brasil

A região de Hong Kong, maior comprador da carne bovina do Brasil, suspendeu a aquisição do produto na esteira da mesma decisão assumida por outros importadores. O ministro da Agricultura brasileira fala em "desastre" em caso de suspensão das vendas ao exterior.

Esta medida de precaução foi anunciada pelo Centro de Segurança Alimentar de Hong Kong ao mencionar que "a qualidade da carne exportada do Brasil é questionada".

Também na terça-feira, 21 de Março, um dia após ter anunciado a suspensão das compras de carne de frango do frigorífico brasileiro BRF, a Coreia do Sul recuou na sua posição depois de receber a confirmação do Ministério da Agricultura do Brasil de que os carregamentos ao país asiático não continham produtos estragados. Seul decidiu levantar a suspensão, mas intensificará a fiscalização das carnes brasileiras.

No último ano, mais de 80% das 108 toneladas de frango importadas pela Coreia do Sul veio do mercado brasileiro, segundo dados Ministério da Agricultura sul-coreano. O país não importa carne bovina do Brasil.

Na segunda-feira,20 de Março, a China, o Chile e a União Europeia (UE) também anunciaram suspensões temporárias  e restrições à compra de carnes brasileiras como consequência da operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada.

Autoridades dos EUA informaram que estão "monitorando a situação". A Rússia observa a reacção da UE para decidir o que fazer. O Egipto, terceiro maior importador de carne bovina do Brasil, comunicou ao Ministério brasileiro da Agricultura sobre a possibilidade de suspender a compra da carne do país.

Pequim optou por reter, nos seus portos, toda a carne importada do Brasil, independentemente da empresa exportadora. A UE decidiu suspender a importação somente das 21 empresas sob investigação, porém, destas somente quatro exportam para o mercado europeu.

Maggi ameaça Chile com retaliação

Após os anúncios de restrições, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, divulgou a suspensão da licença de exportação dos 21 frigoríficos sob investigação na operação Carne Fraca. No entanto, Maggi disse que continuará permitindo a venda dos produtos no mercado interno, destacando que um controle rígido dos procedimentos protege o consumidor brasileiro.

O ministro disse ainda que o Brasil poderá adoptar medidas de retaliação contra o Chile caso o país decida suspender por completo a importação da carne brasileira.

"Daqui pra frente, tudo pode acontecer, mas nós também temos nossos pontos de argumento e vamos argumentar. Nós somos grandes importadores dos produtos do Chile (peixes e frutas) e os produtores brasileiros vivem reclamando que deveríamos criar barreiras", afirmou, para acrescentar: "O comércio é assim, não tem só bonzinho. Comércio é feito a cotovelada." O ministro admitiu não ter conhecimento do nível de restrição adoptado pelo governo chileno.

No Brasil, o sector da carne movimenta cerca de 15 bilhões de dólares por ano. Desse total, 30% representa o total em importações do produto brasileiro. "Significa muito dinheiro nisso, por isso a nossa atenção em não deixar acontecer [uma interrupção]. Não estamos só preocupados com a balança comercial, isso é um ponto, mas o sector emprega seis milhões de pessoas", ressaltou Maggi.

"Suspensão seria um desastre"

O ministro garantiu que conversará ainda esta semana com representantes dos mercados para tentar evitar um bloqueio a empresas que não foram atingidas pelas investigações da PF e voltou a defender a qualidade da carne brasileira.

"Não posso simplesmente acabar com nosso sistema produtivo por uma suspeição", disse. "São problemas de relacionamento de fiscais com donos de frigoríficos. Não dá para dizer que a suspeição é sobre a qualidade do produto."

De acordo com Maggi, o governo não medirá esforços para manter os mercados. "Não podemos permitir o encerramento dos mercados. Para o reabrir, serão muitos anos de trabalho", afirmou.

"[A suspensão das vendas de carne brasileira ao exterior] seria um desastre. Com toda certeza, um desastre, porque a China é um grande importador nosso. A Comunidade Europeia, além de ser o nosso segundo ponto de importação, é também o nosso cartão de visitas", concluiu o ministro.

Com DW.

 

Tema SportKriol
Wednesday, November 15, 2017 Antonio Tavares Modalidades 37
Avelino Bonifácio é o primeiro presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), cuja assembleia constituinte decorreu, sábado, 11 de Novembro, na sede do Comité Paralímpico de Cabo Verde.
Saturday, October 07, 2017 Antonio Tavares FIFA 49
Percy Tau, Themba Zwane e Sibusiso Vilakazi colocaram a África do Sul, sábado, 07 de Outubro, na corrida para o Mundial de futebol da Rússia-2018. Os Bafana-Bafana venceram os burkinabés por 3-1.
Monday, October 02, 2017 Antonio Tavares FIFA 73
O médio Luis ‘Platiny’ Soares, da equipa romena do Polytehnica Iasi, e o avançado Nuno ‘Jóia’ Costa, do Estrasburgo da França não entram nas contas do seleccionador cabo-verdiano Lúcio Antunes para o compromisso dos Tubarões frente ao Senegal.
Tema TicKriol
17 November 2017 Antonio Tavares Ciência 28
Este exoplaneta, intitulado de Ross 128 b, é o mais próximo do tamanho da Terra e tem hipóteses de albergar vida, segundo o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
14 November 2017 Antonio Tavares Software 30
Um pacote com um ‘malware’ a venda na internet subterrânea, por quatro mil euros, permite fáceis assaltos informáticos às caixas automáticas, por permitir acesso ao sistema das ATM e levantar dinheiro alheio.
1 November 2017 Antonio Tavares Ciência 42
A empresa russa Hoversurf, criadora da moto voadora Scorpion 3, recentemente testada pela Polícia de Dubai, apresenta o seu novo projecto: uma máquina particular tripulada, apelidada de carro voador.
Tema TurisKriol
Thursday, August 31, 2017 Antonio Tavares TURISKRIOL 102
Os chineses invadem a Europa, Irlanda do Norte, Croácia e Islândia, impulsionados pela série ‘Game of Thornes’ a série do canal norte-americano HBO.
Thursday, December 15, 2016 Administrator TURISKRIOL 260
Os investimentos do ‘The Resort Group PLC’ com o valor acumulado de mais de 250 milhões de euros, minimizaram os fracos resultados macroeconómicos de Cabo Verde que seriam piores, considera Victor Fidalgo, administrador do grupo.
Monday, August 29, 2016 Administrator TURISKRIOL 279
As obras do projecto turístico integrado do Ilhéu de Santa Maria e da Gamboa, na cidade da Praia, prosseguem e têm atraído a atenção dos praienses que se deslocam ao local para ver o homem a desventrar a baía entrando com terra pelo mar adentro.
Tema CultuKriol
Monday, August 22, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2395
O festival musical de Curraletes, na praia do mesmo nome no porto Novo de Santo Antão, encerrou o pano com o público, a organização a atribuir nota positiva ao certame organizado em tempo de campanha com 4 mil contos (37 mil euros).
Sunday, August 14, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2385
O espectáculo ficou favorecido na Baía das Gatas com o remate de Grace Évora e Jorge Neto, depois das entradas triunfais do ‘velho’ Tubarões, do grupo Carnaval, Tó Semedo e Loony Johnson, imagine os gritos, a folia e saltos ‘até ao céu’.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador.