‘Rua Antes do Céu’ é o novo livro do poeta cabo-verdiano José Luiz Tavares que chega, terça-feira, 31 de Outubro, ao mercado livreiro cabo-verdiano, anunciou a Rosa de Porcelana Editora.

O autor apresenta esta sua obra na cidade da Praia, em Chã d’Areia no auditório da Garantia.

Esta obra, com a qual o escritor venceu a  primeira edição do Prémio BCA de Literatura, atribuído em parceria pelo Banco Comercial do Atlântico e pela Academia Cabo-Verdiana de Letras, será apresentada pelo escritor Jorge Carlos Fonseca, actual Presidente da República.

O livro, segundo a professora universitária Fátima Fernandes, apresenta “uma poética reveladora de um trabalho e de um dom amadurecido”.

José Luiz Tavares nasceu a 10 de Junho de 1967, em Chão Bom, no concelho do Tarrafal, ilha de Santiago,  estudou Literatura e Filosofia em Portugal e é autor de vários livros, entre os quais, ‘Paraíso Apagado por um Trovão’ (2003); ‘Agreste Matéria Mundo’ (2004); ‘Lisbon Blues’ seguido de ‘Desarmonia’ (2008); ‘Cabotagem & Ressaca’ (2008); ‘Cidade do Mais antigo Nome’ (2009); ‘Coração de Lava’ (2014); ‘Contrabando de Cinzas’ (2016) e ‘Polaróides de Distintos Naufrágios’ (2017).

Para celebrar os seus 50 anos, José Luiz Tavares produziu os 50 poemas que compõe este livro que, de acordo com a crítica especializada,   interpela à leitura com “sentido filosófico, estético e de fruição”.

Com Inforpress.

 

CIDADE VELHA


30 January 2017 1432
A empresa municipal ‘Serviço Autónomo do Turismo’ foi criada com a missão de gerir o circuito turístico da Cidade Velha, Património da Humanidade, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina.
12 February 2017 1670
A Cidade Velha (localizada em Cabo Verde) foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade no dia 26 de junho de 2009, numa decisão da UNESCO, órgão da União das Nações Unidas (ONU) que cuida da educação e da cultura.
12 February 2017 1641
E, dois anos mais tarde, foi lá criada a primeira cidade do mundo construída por europeus nos trópicos, mais precisamente por Portugal, tornando-se a primeira capital do arquipélago, título que ostentou até 1770, quando se deu a passagem oficial para a Praia de Santa Maria, a actual Cidade da Praia (em actualização).

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.