A cidade da Praia, capital cabo-verdiana, foi classificada como Cidade Criativa das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na categoria de Música. Para Óscar Santos, presidente da Câmara Municipal da Praia é uma vitória de todo o Cabo Verde.

A lista que contém a decisão da UNESCO foi publicada terça-feira, 31 de Outubro.

Com esta nomeação, a Cidade da Praia vai poder partilhar experiências e criar novas oportunidades para si e para outros, numa plataforma global, nas actividades baseadas no “turismo criativo”.

“É muito importante para a Cidade da Praia a sua aceitação, a votação que aconteceu em Paris não foi fácil e foi a única cidade africana que foi aceite. Agora somos nove cidades em África que fazem parte da Rede das Cidades Criativas da UNESCO que funciona de apoio comum, sobretudo no aproveitamento daquilo que é estratégico nas indústrias criativas”, frisou o presidente.

A cidade da Praia vai encontrar-se com os principais parceiros, explicou o presidente, para depois definir e aprovar um plano de acção para os próximos tempos, porque essa entrada na Rede dá “muita visibilidade”. Mais de 160 cidades do mundo fazem parte da Rede no universo de 54 países.

A Rede das Cidades Criativas procura desenvolver a cooperação internacional entre as cidades que identificaram a criatividade como um factor estratégico para o desenvolvimento sustentável, no âmbito das parcerias, incluindo os sectores público e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais em todas as regiões do mundo.

A Rede foi criada em 2004 com a finalidade de promover a cooperação internacional entre as cidades que reconhecem a criatividade como uma direcção estratégica e um impulsionador para a regeneração e o desenvolvimento urbano sustentável, assim como promover o desenvolvimento social, económico e cultural.

Na lista das 64 novas localidades a integrar a rede mundial da UNESCO estão também Amarante (Música), Barcelos (Artesanato e Arte Popular) e Braga (Artes Mediáticas) de Portugal, e Macau (Gastronomia), bem como as cidades brasileiras da Brasília (Design), João Pessoa (Artesanato e Arte Popular) e Paraty (Gastronomia).

Este ano, duas cidades cabo-verdianas apresentaram a sua candidatura, a Praia e São Domingos, esta última na categoria de Artesanato e Artes Populares.

Com Inforpress.

 

CIDADE VELHA


30 January 2017 1432
A empresa municipal ‘Serviço Autónomo do Turismo’ foi criada com a missão de gerir o circuito turístico da Cidade Velha, Património da Humanidade, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina.
12 February 2017 1670
A Cidade Velha (localizada em Cabo Verde) foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade no dia 26 de junho de 2009, numa decisão da UNESCO, órgão da União das Nações Unidas (ONU) que cuida da educação e da cultura.
12 February 2017 1641
E, dois anos mais tarde, foi lá criada a primeira cidade do mundo construída por europeus nos trópicos, mais precisamente por Portugal, tornando-se a primeira capital do arquipélago, título que ostentou até 1770, quando se deu a passagem oficial para a Praia de Santa Maria, a actual Cidade da Praia (em actualização).

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.