Os leões indomáveis têm tido as garras partidas, pois acabam de se afastar do Mundial da Rússia-2018 em futebol. Em casa não foi além de um empate a uma bola com a Nigéria.

Neste Grupo-B e a contar para a quarta jornada das eliminatórias do Mundial, Zâmbia repetiu a dose frente a Argélia, desta feita, por uma vitória tangencial de 0-1. Com a loiça partida, os argelinos têm agora de recolher os cacos. O mesmo sucede com os campeões de África em título – Camarões – considerados os favoritos à qualificação.

A turma dos Camarões não é a única a ser arredada da fase final do Mundial. O mesmo caminho seguem outras formações que fizeram furor em África como a Argélia, Guiné, Mali que se juntam à Líbia e Congo.

No grupo-A, a Guiné (Conakry) enterrou as suas ilusões ao permitir uma derrota de 1-0 frente a enfraquecida Líbia e Tunísia não foi além de um empate fora de portas perante a aguerrida turma da RD Congo.

A goleada desta quarta jornada pertenceu ao Gana. Em perigo de se ver afastada, a equipa dos “Black Stars” entraram na corrida com uma vitória expressiva, entre portas frente ao Congo por 5-1. Três golos foram de autoria de Thomas Partey.

Os Tubarões Azuis foram os atrevidos deste duplo compromisso e a vítima foi Bafana-Bafana que se acharam superiores afirmando que o resultado da Praia foi um mero acaso. Mas Lúcio Antunes e companhia foram repetiu o resultado da capital cabo-verdiana deixando Durbun estarrecido pelo tamanho atrevimento.

Senegal deixou escapar esta oportunidade para se distanciar. Em Ouagadougou, os senegaleses estiveram a vencer por 1-2, aos 89 minutos, altura que uma bomba de Alain Touré repôs o empate.

Uma dor de cabeça para os senegaleses na sua deslocação a Praia para a quinta jornada. Com os cabo-verdianos em ascensão tudo complica, não só para os senegaleses, mas o grupo em si.

Resultados e classificações:

NO GRUPO-A:

Resultados: Líbia, 1 – Guiné, 0 e RD Congo, 2 – Tunísia, 2.
Classificação - Tunísia, 10 pontos; RD Congo, 7 pontos; Guiné, 3 pontos e Líbia, 3.

NO GRUPO-B:

Camarões, 1 – Nigéria,1 e Argélia, 0 – Zâmbia, 1.
Classificação – Nigéria, 10 pontos; Zâmbia, 7; Camarões, 3 e Argélia, 1 ponto.

NO GRUPO-C:

Resultados: Costa de Marfim, 1 – Gabão, 2 e Mali, 0 – Marrocos, 0.
Classificação – Costa de Marfim, 7 pontos; Marrocos, 6; Gabão, 5 e Mali, 2 pontos.

NO GRUPO-D:

Resultados: Burkina Faso, 2 - Senegal, 2 e África do Sul, 1 – Cabo Verde, 2.
Classificação – Burkina Faso, 6 pontos; Cabo Verde, 6 pontos; Senegal, 5 pontos; África Sul, 4.

NO GRUPO-E:

Resultados: Gana, 5 – Congo, 1 e Egipto, 1 – Uganda, 0.
Classificação – Egipto, 9; Uganda, 7 pontos; Gana, 5 e Congo, 1 ponto.

 

MODALIDADES


22 September 2017 Modalidades 86
Os dirigentes dos Comités Paralímpicos dos países falantes da língua portuguesa discutiram, em Abu-Dhabi, a criação de uma Associação Lusófona de Paralímpicos para reforçar colaboração entre os países da Língua Portuguesa no movimento paralímpico.
1 September 2017 Modalidades 87
O brasileiro Andreow Parsons é o candidato lusófono para o Comité Paralímpico Internacional, cuja assembleia geral electiva desenrola-se nos dias 04 a 09 de Setembro, em Abu Dhabi.
27 August 2017 Modalidades 65
As ‘Tigres’ da Nigéria venceram, domingo, 27 de Agosto, em Bamako, o ‘Afrobasquete’ feminino de 2017 ao baterem as ‘Leoas’ do Senegal por 65/48 arrebatando a coroa ao Senegal. Moçambique ficou no quarto lugar e Angola no sexto.

AUTO MOTOR


Monday, October 02, 2017 Auto Motor 58
O holandês Max Verstappen (do Red Bull, na foto) venceu, domingo, 01 de Outubro, sua segunda corrida na Fórmula 1, no Grande Prémio da Malásia, depois de passar o poole Lewis Hamilton à quarta volta.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 103
O automobilismo volta em grande estilo com início do Mundial da Fórmula 1 no Grande Prémio da Austrália. Mercedes é favorito, mas Ferrari e Red Bull não vão facilitar. No entanto, Lewis Hamilton deu provas na pré-temporada em Montmeló.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 108
A Honda já fala num novo motor para o McLaren de Fernando Alonso, ainda sem a realização do Grande Prémio da Austrália. Dentro de dois meses o bólide poderá ter mais potência para fazer face ao favoritismo 'absoluto' de Lewis Hamilton.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.