Depois de ter anunciado a sua intenção de concorrer à direcção da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), José Mário Correia vai ter um adversário de peso, o técnico de futebol e dirigente desportivo Celestino Mascarenhas.

O jornalista e professor José Mário Correia foi o primeiro a anunciar o seu interesse em dirigir o destino da FCF que ficou órfão com a destituição de Victor Osório no último fim-de-semana.

O segundo candidato é Celestino Mascarenhas e pode surgir mais candidaturas para uma Federação que se tornou bastante apetecível depois da saída da equipa dirigida por Mário Semedo e que conseguiu arrumar a ‘casa’.

O dirigente desportivo e técnico de futebol Celestino Mascarenhas já está a trabalhar a sua lista para concorrer à presidência da direcção da Federação Cabo-verdiana de Futebol, na assembleia-geral electiva de 30 de Setembro.

Revogar Estatutos e alargar votantes no acto electivo

Conhecido pela sua vasta experiência como dirigente, sobretudo no campo desportivo, Celestino Mascarenhas anuncia como uma das suas grandes preocupações, “depois de arrumar a casa”, caso for eleito, trabalhar no sentido de revogar os Estatutos no tocante às eleições na FCF, por entender que “não deve ser só as associações regionais a tomarem parte nos actos electivos da FCF”.

É que para este provável candidato na corrida à FCF, trata-se de uma “questão demasiadamente importante para serem somente 11 votos a determinarem questões tão importantes como são a vida das Federações com enfoque na de futebol”.

Mascarenhas é de opinião que a Federação tem um orçamento superior a muitas das câmaras municipais do País, pelo que, a seu ver, esta corrida às eleições deve contar com o maior número de candidatos, quando, à luz do actual regulamento, apenas podem concorrer os candidatos que apresentem um terço de assinaturas das 11 associações regionais.

Portanto, só podem concorrer ao pleito eleitoral para a FCF dois candidatos.

Fundador do mítico Avenida/77 e outrora treinador de futebol, com títulos regionais conquistado em Santiago Sul e Ilha do Maio, bem como a conquista da primeira edição da Taça de Cabo Verde pela Académica da Praia, em 2007, Celestino Mascarenhas passou pelo futebol guineense nos anos 70 e no mítico cube Ténis Clube de Bissau.

Celestino Mascarenhas tem ainda uma condecoração pelas suas funções enquanto desempenhava o cargo do coordenador da selecção de Cabo Verde.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol vai a assembleia-geral electiva a 30 de Setembro, na sequência da destituição, fim-de-semana último, da equipa liderada por Victor Osório. Actualmente, a FCF está a ser gerida por uma Comissão de Gestão, presidida por Mário “Donnay” Avelino, presidente da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul.

Com Inforpress.

 

MODALIDADES


22 September 2017 Modalidades 84
Os dirigentes dos Comités Paralímpicos dos países falantes da língua portuguesa discutiram, em Abu-Dhabi, a criação de uma Associação Lusófona de Paralímpicos para reforçar colaboração entre os países da Língua Portuguesa no movimento paralímpico.
1 September 2017 Modalidades 85
O brasileiro Andreow Parsons é o candidato lusófono para o Comité Paralímpico Internacional, cuja assembleia geral electiva desenrola-se nos dias 04 a 09 de Setembro, em Abu Dhabi.
27 August 2017 Modalidades 64
As ‘Tigres’ da Nigéria venceram, domingo, 27 de Agosto, em Bamako, o ‘Afrobasquete’ feminino de 2017 ao baterem as ‘Leoas’ do Senegal por 65/48 arrebatando a coroa ao Senegal. Moçambique ficou no quarto lugar e Angola no sexto.

AUTO MOTOR


Monday, October 02, 2017 Auto Motor 56
O holandês Max Verstappen (do Red Bull, na foto) venceu, domingo, 01 de Outubro, sua segunda corrida na Fórmula 1, no Grande Prémio da Malásia, depois de passar o poole Lewis Hamilton à quarta volta.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 102
O automobilismo volta em grande estilo com início do Mundial da Fórmula 1 no Grande Prémio da Austrália. Mercedes é favorito, mas Ferrari e Red Bull não vão facilitar. No entanto, Lewis Hamilton deu provas na pré-temporada em Montmeló.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 105
A Honda já fala num novo motor para o McLaren de Fernando Alonso, ainda sem a realização do Grande Prémio da Austrália. Dentro de dois meses o bólide poderá ter mais potência para fazer face ao favoritismo 'absoluto' de Lewis Hamilton.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.