Sporting Clube da Praia volta aos títulos ao vencer, domingo, 27 de Agosto, a Ultramarina de S. Nicolau por 3-2 no jogo da segunda mão da final do Nacional de Futebol de Cabo Verde, época 2016/17.

Efectuado no estádio da Várzea, na cidade da Praia, os leoninos da capital cabo-verdiana quebraram um jejum de quatro anos imposto pelo Mindelense de São Vicente. Depois do jogo, houve festa nas ruas da Praia com direito a desfile de carros e buzinas.

No encontro da primeira mão os “leões”, comandados pelo técnico Lito Aguiar ex-internacional cabo-verdiano, tinham vencido a Ultramarina por 1-2 que perspectivava uma boa partida de futebol, apesar do longo interregno “imposto” pela destituída direcção da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Esta finalíssima foi dirigida pelo trio de arbitragem de Santo Antão Sul, comandada por Lenine Rocha.

Nido, aos 10 minutos, abre o activo a favor d Sporting que se colocara mais perto do desejado título na sequência de um cruzamento na direita do ataque leonino. Aos 31 minutos, o guardião do Sporting, Kevin foi expulso por derrube do Gerson, isolado, e fora da área.

O resultado não sofreu alteração até ao intervalo.

Aos 55 minutos do jogo, o atacante e veterano Adyr empatou a partida na transformação de um penalti por alegado derrube do defesa Blesse a um contrário que se escapulia para a linha do fundo.

Depois o nigeriano dos leões, Sunday, ampliou o resultado para 3-1 aos facturar por duas vezes aos 67 e 70 minutos.

Mas os sanicolauenses venderam cara a derrota aos reduzirem a contagem para 3-2, com Augusto a marcar aos 73 minutos, mas insuficiente para impedir o Sporting de erguer o troféu.

O defesa do Sporting recebeu de melhor jogador, Patchick (Ultramarina) foi o melhor marcador deste turbulento do Nacional, Kevin (Sporting) o melhor guarda-redes e Lito Aguiar foi o melhor treinador.

Termina este Nacional, mas espera-se pela decisão do Mindelense que foi afastado da competição por não ter comparecido ao jogo da primeira-mão agendada pela FCF e a contar para as meias finais frente ao Ultramarina.

Com Inforpress + foto.

 

MODALIDADES


22 September 2017 Modalidades 84
Os dirigentes dos Comités Paralímpicos dos países falantes da língua portuguesa discutiram, em Abu-Dhabi, a criação de uma Associação Lusófona de Paralímpicos para reforçar colaboração entre os países da Língua Portuguesa no movimento paralímpico.
1 September 2017 Modalidades 85
O brasileiro Andreow Parsons é o candidato lusófono para o Comité Paralímpico Internacional, cuja assembleia geral electiva desenrola-se nos dias 04 a 09 de Setembro, em Abu Dhabi.
27 August 2017 Modalidades 64
As ‘Tigres’ da Nigéria venceram, domingo, 27 de Agosto, em Bamako, o ‘Afrobasquete’ feminino de 2017 ao baterem as ‘Leoas’ do Senegal por 65/48 arrebatando a coroa ao Senegal. Moçambique ficou no quarto lugar e Angola no sexto.

AUTO MOTOR


Monday, October 02, 2017 Auto Motor 56
O holandês Max Verstappen (do Red Bull, na foto) venceu, domingo, 01 de Outubro, sua segunda corrida na Fórmula 1, no Grande Prémio da Malásia, depois de passar o poole Lewis Hamilton à quarta volta.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 102
O automobilismo volta em grande estilo com início do Mundial da Fórmula 1 no Grande Prémio da Austrália. Mercedes é favorito, mas Ferrari e Red Bull não vão facilitar. No entanto, Lewis Hamilton deu provas na pré-temporada em Montmeló.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 105
A Honda já fala num novo motor para o McLaren de Fernando Alonso, ainda sem a realização do Grande Prémio da Austrália. Dentro de dois meses o bólide poderá ter mais potência para fazer face ao favoritismo 'absoluto' de Lewis Hamilton.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.