Coreia de Norte eleva o tom depois do envio de porta-aviões americano para a Península Coreana e afirma que suas tropas estão preparadas para "contra-atacar da forma mais firme".

Pyongyang condenou, terça-feira, 11 de Abril, o envio por parte dos Estados Unidos de um porta-aviões nuclear e ameaça governo norte-americano:

"Se os EUA se atreverem a optar por uma acção militar, ao falar num 'ataque preventivo' ou em 'destruir nosso quartel-general', a Coreia do Norte estará pronta para reagir a qualquer forma de guerra planeada por Washington", afirmou o governo norte-coreano em nota publicada pela agência de notícias estatal KCNA.

No sábado, 08 de Abril, o Pentágono anunciou o envio do porta-aviões de propulsão nuclear USS Carl Vinson para águas próximas à Coreia do Norte.

A decisão foi uma resposta às recentes provocações de Pyongyang, que a 5 de Abril, nas vésperas de um encontro entre Trump e o Presidente da China, Xi Jinping, realizou o teste de um míssil de médio alcance no mar.

"Contra-atacaremos da forma mais firme os provocadores para nos defendermos mediante a poderosa força das armas e para nos manter no caminho escolhido por nós mesmos", adverte o texto divulgado pelo governo norte-coreano.

Os Estados Unidos vêm endurecendo a sua estratégia para lidar com o programa nuclear e de mísseis de Pyongyang desde a chegada de Trump à Casa Branca, em Janeiro. No início do mês Trump afirmou que os EUA estariam prontos para agir sozinhos caso a China não aumentasse a pressão contra o programa nuclear norte-coreano.

"Faremos os Estados Unidos serem completamente responsáveis pelas consequências catastróficas que derivarem de suas intoleráveis acções", diz a nota divulgada pela KCNA, que considera que a actual situação prova de que a Coreia do Norte acertou ao aumentar "suas capacidades militares" para a autodefesa com a arma nuclear "como garantia".

De encontro com várias resoluções da ONU, a liderança comunista de Pyongyang segue com o desenvolvimento e o teste de mísseis e armas nucleares que possam atingir não somente a Coreia do Sul e o Japão, mas também a costa dos Estados Unidos. Segundo especialistas, a Coreia do Norte está preparando outro teste nuclear – até ao momento, o país realizou cinco, dois dos quais no ano passado.

A China é a única aliada da Coreia do Norte e fornece alimentos e outros tipos de ajuda ao país, empobrecido e politicamente isolado. Pequim também importava carvão norte-coreano, mas proibiu as importações em 2017 em retaliação a um teste de mísseis em Fevereiro. A venda de carvão é uma fonte de renda importante para Pyongyang.

Com DW.

 

Tema SportKriol
Saturday, October 07, 2017 Antonio Tavares FIFA 32
Percy Tau, Themba Zwane e Sibusiso Vilakazi colocaram a África do Sul, sábado, 07 de Outubro, na corrida para o Mundial de futebol da Rússia-2018. Os Bafana-Bafana venceram os burkinabés por 3-1.
Monday, October 02, 2017 Antonio Tavares FIFA 58
O médio Luis ‘Platiny’ Soares, da equipa romena do Polytehnica Iasi, e o avançado Nuno ‘Jóia’ Costa, do Estrasburgo da França não entram nas contas do seleccionador cabo-verdiano Lúcio Antunes para o compromisso dos Tubarões frente ao Senegal.
Monday, October 02, 2017 Antonio Tavares Auto Motor 43
O holandês Max Verstappen (do Red Bull, na foto) venceu, domingo, 01 de Outubro, sua segunda corrida na Fórmula 1, no Grande Prémio da Malásia, depois de passar o poole Lewis Hamilton à quarta volta.
Tema TicKriol
4 September 2017 Antonio Tavares Ciência 67
Os astrónomos da NASA revelaram alguns detalhes sobre o asteróide gigante, denominado Florence, que passou perto da Terra na sexta-feira, 01 de Setembro.
2 September 2017 Antonio Tavares Internet 56
O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) lança dentro de seis meses concurso para admissão de estagiários, depois de ter acolhido 12 melhores recém-licenciados no processo selectivo ao programa NOSiEstágio.
20 December 2016 Administrator Ciência 194
Sondas fluorescentes em nanoescala que ligam na presença de células cancerosas ajudaram cirurgiões a remover tumores em ratos sem danificar tecidos saudáveis, de acordo com um estudo publicado na segunda-feira.
Tema TurisKriol
Thursday, August 31, 2017 Antonio Tavares TURISKRIOL 83
Os chineses invadem a Europa, Irlanda do Norte, Croácia e Islândia, impulsionados pela série ‘Game of Thornes’ a série do canal norte-americano HBO.
Thursday, December 15, 2016 Administrator TURISKRIOL 230
Os investimentos do ‘The Resort Group PLC’ com o valor acumulado de mais de 250 milhões de euros, minimizaram os fracos resultados macroeconómicos de Cabo Verde que seriam piores, considera Victor Fidalgo, administrador do grupo.
Monday, August 29, 2016 Administrator TURISKRIOL 248
As obras do projecto turístico integrado do Ilhéu de Santa Maria e da Gamboa, na cidade da Praia, prosseguem e têm atraído a atenção dos praienses que se deslocam ao local para ver o homem a desventrar a baía entrando com terra pelo mar adentro.
Tema CultuKriol
Monday, August 22, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2048
O festival musical de Curraletes, na praia do mesmo nome no porto Novo de Santo Antão, encerrou o pano com o público, a organização a atribuir nota positiva ao certame organizado em tempo de campanha com 4 mil contos (37 mil euros).
Sunday, August 14, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2051
O espectáculo ficou favorecido na Baía das Gatas com o remate de Grace Évora e Jorge Neto, depois das entradas triunfais do ‘velho’ Tubarões, do grupo Carnaval, Tó Semedo e Loony Johnson, imagine os gritos, a folia e saltos ‘até ao céu’.

REDE VERDE

Governo cabo-verdiano já admite eventual mau ano agrícola

O Governo já admite o cenário de um mau ano agrícola em Cabo Verde, mas está preparado para elaborar um plano de emergência, anunciou o ministro cabo-verdiano da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

Fisioterapeutas reúnem-se numa associação pensando numa ordem

Os fisioterapeutas de Cabo Verde têm uma associação reconhecida em Maio de 2017 e pensam já em se transformar, a curto prazo, numa ordem profissional, garantiu Dalva Correia, presidente da Associação de Fisioterapeutas de Cabo Verde (AFCV).

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador.