Mais da metade da população da ilha de Barbuda ficou desabrigada. 95% das construções foram danificadas. Balanço provisório regista dez mortes na região do Caribe. Furacão segue para República Dominicana e Haiti.

As ilhas nas Caraíbas ficaram, quarta-feira, 06 de Setembro, em escombros com a passagem do furacão Irma, um dos mais fortes da história. Dez mortos foram contabilizados na região, ameaçada por mais dois furacões. A ilha de Barbuda teve 95% das suas construções danificadas.

O furacão Irma, de categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, causou destruição em quatro ilhas diferentes, tendo Antígua e Barbados sido particularmente atingidas.

"Foi uma devastação total", disse o primeiro-ministro do país caribenho, Gaston Browne, após a passagem da tempestade, com ventos até 300 quilómetros por hora. 30% das construções da ilha foram completamente destruídas e a reconstrução levará anos.

Os ‘media’ local afirma que o furacão deixou Barbuda "quase inabitável" e "inundada". Os danos foram estimados em cerca de 150 milhões de dólares e deixaram desabrigados cerca de 60% da população de 1.800 habitantes. Uma criança de 2 anos morreu na ilha.

A ilha de Saint Martin sofreu destruição semelhante. O ministro do Interior da França, Gerard Collomb, confirmou, na quinta-feira, 07 de Setembro, a morte de oito pessoas na ilha franco-holandesa. O balanço é provisório, e as estatísticas podem subir, à medida que agentes de resgate conseguem chegar às áreas mais afectadas.

O presidente de Saint Martin, Daniel Gibbs, afirmou, em entrevista à imprensa local, que nunca antes viu algo parecido e que as paredes de alguns prédios chegaram a tombar. Acrescentou que as comunicações da ilha foram completamente interrompidas e infrutíferas todas as tentativas de contactar os territórios vizinhos.

Além dos mortos em Barbuda e Saint Martin, ao menos uma pessoa morreu na ilha de Anguilla, no nordeste das Caraíbas. Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) compartilharam imagens da tempestade passando pela região.

Novos furacões rumam para área

As novas tormentas tropicais denominadas José e Katia converteram-se, na quarta-feira, em furacão de categoria 1, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

José está em mar aberto no Oceano Atlântico e pode seguir o rastro do Harvey, rumando para o Caraíbas, enquanto o Katia se formou no sudoeste do Golfo do México.

Browne afirmou que pode ser forçada a retirada de todos os habitantes de Barbuda, caso o furacão José rume para a região.

Com ventos máximos de 295 km/h, o Irma segue a rota prevista no Caribe e deve atingir o norte da República Dominicana e o Haiti ainda na quinta-feira, 07 de Setembro, continuando para o leste de Cuba antes de rumar para a Florida.

A escala de Saffir-Simpson mede a intensidade de um furacão usando uma tabela que vai de 1 a 5. Tem em consideração o potencial da destruição de acordo com a pressão barométrica, elevação do mar e a velocidade dos ventos.

Com DW.

 

Tema SportKriol
Wednesday, November 15, 2017 Antonio Tavares Modalidades 37
Avelino Bonifácio é o primeiro presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), cuja assembleia constituinte decorreu, sábado, 11 de Novembro, na sede do Comité Paralímpico de Cabo Verde.
Saturday, October 07, 2017 Antonio Tavares FIFA 49
Percy Tau, Themba Zwane e Sibusiso Vilakazi colocaram a África do Sul, sábado, 07 de Outubro, na corrida para o Mundial de futebol da Rússia-2018. Os Bafana-Bafana venceram os burkinabés por 3-1.
Monday, October 02, 2017 Antonio Tavares FIFA 73
O médio Luis ‘Platiny’ Soares, da equipa romena do Polytehnica Iasi, e o avançado Nuno ‘Jóia’ Costa, do Estrasburgo da França não entram nas contas do seleccionador cabo-verdiano Lúcio Antunes para o compromisso dos Tubarões frente ao Senegal.
Tema TicKriol
17 November 2017 Antonio Tavares Ciência 28
Este exoplaneta, intitulado de Ross 128 b, é o mais próximo do tamanho da Terra e tem hipóteses de albergar vida, segundo o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
14 November 2017 Antonio Tavares Software 30
Um pacote com um ‘malware’ a venda na internet subterrânea, por quatro mil euros, permite fáceis assaltos informáticos às caixas automáticas, por permitir acesso ao sistema das ATM e levantar dinheiro alheio.
1 November 2017 Antonio Tavares Ciência 42
A empresa russa Hoversurf, criadora da moto voadora Scorpion 3, recentemente testada pela Polícia de Dubai, apresenta o seu novo projecto: uma máquina particular tripulada, apelidada de carro voador.
Tema TurisKriol
Thursday, August 31, 2017 Antonio Tavares TURISKRIOL 101
Os chineses invadem a Europa, Irlanda do Norte, Croácia e Islândia, impulsionados pela série ‘Game of Thornes’ a série do canal norte-americano HBO.
Thursday, December 15, 2016 Administrator TURISKRIOL 260
Os investimentos do ‘The Resort Group PLC’ com o valor acumulado de mais de 250 milhões de euros, minimizaram os fracos resultados macroeconómicos de Cabo Verde que seriam piores, considera Victor Fidalgo, administrador do grupo.
Monday, August 29, 2016 Administrator TURISKRIOL 279
As obras do projecto turístico integrado do Ilhéu de Santa Maria e da Gamboa, na cidade da Praia, prosseguem e têm atraído a atenção dos praienses que se deslocam ao local para ver o homem a desventrar a baía entrando com terra pelo mar adentro.
Tema CultuKriol
Monday, August 22, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2395
O festival musical de Curraletes, na praia do mesmo nome no porto Novo de Santo Antão, encerrou o pano com o público, a organização a atribuir nota positiva ao certame organizado em tempo de campanha com 4 mil contos (37 mil euros).
Sunday, August 14, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2385
O espectáculo ficou favorecido na Baía das Gatas com o remate de Grace Évora e Jorge Neto, depois das entradas triunfais do ‘velho’ Tubarões, do grupo Carnaval, Tó Semedo e Loony Johnson, imagine os gritos, a folia e saltos ‘até ao céu’.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador.