A União Africana (UA) considerou que o sucedido no Zimbabué não configura um golpe de Estado, mas “desacordos no seio do partido no poder” e lançou apelo para uma transição democrática. Mugabe (na foto, 1º à direita) apareceu sexta-feira, 17 de Novembro, numa cerimónia pública.

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe esteve, pela primeira vez após a tomada do poder pelos militares, numa cerimónia académica nos arredores de Harare, mas vigiado ostensivamente pelos militares que o respeitam e chamam-no ‘Comandante em Chefe’.

Mugabe tem permanecido, desde o princípio da semana, confinado a prisão domiciliária ao mesmo tempo que se têm verificado uma série de negociações políticas sobre o afastamento do chefe de Estado, no poder há 37 anos, e que já fez saber que não vai renunciar.

Antes desta aparição pública, a UA pediu uma transição democrática conforme sua Carta sobre a Democracia e Boa Governação. Também anunciou a UA que o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, iniciou medidas para responder à actual situação política em Harare, capital do Zimbabué.

Segundo o presidente da Comissão da UA,  Moussa Faki Mahamat,  a organização continental considera a situação política em Harare antes como "divergências no seio de um partido do que um verdadeiro golpe  de Estado".

As Forças Armadas zimbabueanas tomaram oficialmente o poder no país após várias semanas de divergências políticas internas no seio da ZANU-PF, o partido no poder fundado pelo actual Presidente, Robert Mugabe.

Os recentes acontecimentos surgem neste país da África Austral na sequência da destituição pelo Presidente Robert Mugabe do seu vice-presidente, Emerson Mnangagwa, e da demissão de altos responsáveis do governo dos quais vários ministros.

A UA indicou que o Presidente Zuma emitiu um comunicado sobre a situação no Zimbabué e uma delegação já esteve no país para explorar pistas de resolução desta crise política.

"Estamos ao corrente das divergências no seio do partido no poder relativas à sucessão do Presidente Robert Mugabe. Nós esperamos que não haja um derrame de sangue",  declarou Mahamat aos jornalistas em Washington (Estados Unidos).

Ele indicou que a UA está a trabalhar com a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para se chegar a uma resolução da crise.

“A UA compreende agora que não se trata dum golpe de Estado. A organização não aceita as mudanças anticonstitucionais de Governo",  declarou o chefe da Comissão da UA.

Militares com Chiwenga e Mnangagwa

Tudo começou na terça-feira, 13 de Novembro quando se ouviu explosões em Harare, capital do Zimbabué e os funcionários da televiso nacional revelaram que as instalações da TV foram ocupadas por militares e surgiu rumor de um golpe de Estado. Tudo estava ligado aos acontecimentos políticos que envolviam o partido de Mugabe no poder.

O partido do Presidente Robert Mugabe acusara no início da semana o general Constantino Chiwenga, responsável máximo das forças armadas, de "comportamento traiçoeiro" depois de este ter sugerido que os militares poderiam ver-se forçados a intervir na vida política do país.

Chiwenga fez aquelas declarações no momento em que estão a ser afastados da ZANU-PF os elementos considerados seus próximos pelos seguidores de Mugabe. A purga no partido segue-se ao afastamento do vice-presidente Emmerson Mnangagwa, até há pouco considerado o favorito para suceder a Mugabe, de 93 anos, na chefia do país.

Quer Mnangagwa quer Chiwenga são veteranos da guerrilha contra o regime da minoria branca na então Rodésia. O primeiro foi criticado há meses por Grace Mugabe, que o acusou de estar a preparar um golpe. Mnangagwa foi demitido das funções no início de Novembro, acusado de "deslealdade" e saiu do país.

Mnangagwa foi afastado do cargo há poucas semanas naquilo que foi considerado um movimento abrindo caminho à candidatura da mulher de Mugabe, Grace Mugabe, de 52 anos, para lhe suceder.

Grace Mugabe ganha força política

Esta já tem o apoio de importantes dirigentes do partido, além do marido, para se candidatar nas presidenciais marcadas para o próximo ano. Isto apesar de, oficialmente, Mugabe ter sido designado como candidato, mas com o seu estado de saúde a deteriorar-se, a hipótese de Grace avançar ganhou maior probabilidade. O ainda Presidente tem-se deslocado frequentemente a Singapura para tratamentos médicos.

Grace Mugabe, que declarou em 2014 ter "todo o direito" a candidatar-se à presidência, esteve envolvida nesse ano no afastamento da então vice-presidente Joice Mujuru, próxima do Presidente.

Mugabe dirige o Zimbabué desde a independência em 1980. Segundo a Reuters, na terça-feira presidiu a uma reunião do governo onde acusou Chiwenga de insubordinação e "apelo à insurreição".

A ala juvenil da ZANU-PF divulgou ao final de terça-feira um longo comunicado em que apelava à mobilização "quando chegar o momento" para defender "a revolução e o nosso líder e Presidente", estando "preparados para morrer", caso necessário.

O choque entre o Presidente e o general Mnangagwa é o primeiro conflito aberto entre os militares e Mugabe desde que este chegou à liderança do Zimbabué. Tradicionalmente, as forças armadas sempre se mantiveram a seu lado em momentos de crise política.

Ouvido pela Reuters terça-feira à tarde, o embaixador do Zimbabué na África do Sul desmentira a existência de tentativas de golpe, afirmando que "nada está a acontecer" e que o poder permaneceria "intacto" nas mãos do Presidente e da ZANU-PF.

A Reuters tentou contactar vários membros do governo, as chefias das forças armadas e da polícia, mas ninguém atendeu os telefones.

Grace é a segunda mulher de Robert Mugabe, com quem casou em 1996. O casal tem três filhos.

Desde o casamento que Grace, uma antiga dactilógrafa no secretariado da ZANU-PF, dirige a ala feminina do partido e várias empresas. Os seus detractores chamam-lhe "Grace Gucci", pelo estilo de vida sumptuário que leva num país onde quase 70% da população vive abaixo da linha de pobreza. Os seus apoiantes preferem chamar a atenção para as obras de caridade e de apoio à infância em que está envolvida.

Robert e Grace Mugabe são alvo de sanções da União Europeia e dos Estados Unidos, sob acusações de manipular resultados de eleições, perseguir a oposição e expropriações indevidas.

Com Panapress.

Tema SportKriol
Wednesday, November 15, 2017 Antonio Tavares Modalidades 310
Avelino Bonifácio é o primeiro presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), cuja assembleia constituinte decorreu, sábado, 11 de Novembro, na sede do Comité Paralímpico de Cabo Verde.
Saturday, October 07, 2017 Antonio Tavares FIFA 272
Percy Tau, Themba Zwane e Sibusiso Vilakazi colocaram a África do Sul, sábado, 07 de Outubro, na corrida para o Mundial de futebol da Rússia-2018. Os Bafana-Bafana venceram os burkinabés por 3-1.
Monday, October 02, 2017 Antonio Tavares FIFA 321
O médio Luis ‘Platiny’ Soares, da equipa romena do Polytehnica Iasi, e o avançado Nuno ‘Jóia’ Costa, do Estrasburgo da França não entram nas contas do seleccionador cabo-verdiano Lúcio Antunes para o compromisso dos Tubarões frente ao Senegal.
Tema TicKriol
17 November 2017 Antonio Tavares Ciência 353
Este exoplaneta, intitulado de Ross 128 b, é o mais próximo do tamanho da Terra e tem hipóteses de albergar vida, segundo o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
14 November 2017 Antonio Tavares Software 334
Um pacote com um ‘malware’ a venda na internet subterrânea, por quatro mil euros, permite fáceis assaltos informáticos às caixas automáticas, por permitir acesso ao sistema das ATM e levantar dinheiro alheio.
1 November 2017 Antonio Tavares Ciência 415
A empresa russa Hoversurf, criadora da moto voadora Scorpion 3, recentemente testada pela Polícia de Dubai, apresenta o seu novo projecto: uma máquina particular tripulada, apelidada de carro voador.
Tema TurisKriol
Thursday, August 31, 2017 Antonio Tavares TURISKRIOL 379
Os chineses invadem a Europa, Irlanda do Norte, Croácia e Islândia, impulsionados pela série ‘Game of Thornes’ a série do canal norte-americano HBO.
Thursday, December 15, 2016 Administrator TURISKRIOL 552
Os investimentos do ‘The Resort Group PLC’ com o valor acumulado de mais de 250 milhões de euros, minimizaram os fracos resultados macroeconómicos de Cabo Verde que seriam piores, considera Victor Fidalgo, administrador do grupo.
Monday, August 29, 2016 Administrator TURISKRIOL 650
As obras do projecto turístico integrado do Ilhéu de Santa Maria e da Gamboa, na cidade da Praia, prosseguem e têm atraído a atenção dos praienses que se deslocam ao local para ver o homem a desventrar a baía entrando com terra pelo mar adentro.
Tema CultuKriol
Monday, August 22, 2016 Administrator CULTUKRIOL 6117
O festival musical de Curraletes, na praia do mesmo nome no porto Novo de Santo Antão, encerrou o pano com o público, a organização a atribuir nota positiva ao certame organizado em tempo de campanha com 4 mil contos (37 mil euros).
Sunday, August 14, 2016 Administrator CULTUKRIOL 6322
O espectáculo ficou favorecido na Baía das Gatas com o remate de Grace Évora e Jorge Neto, depois das entradas triunfais do ‘velho’ Tubarões, do grupo Carnaval, Tó Semedo e Loony Johnson, imagine os gritos, a folia e saltos ‘até ao céu’.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador.