O Cine ASA, na ilha cabo-verdiana do Sal, carregou-se, sábado à noite, 25 de Março, de nostalgia com o deslumbrante desfile das “Vozes femininas das ilhas”, num ‘show’ intimista que deixou os espectadores extasiados.

Os acordes percorreram o público extasiado com as vozes femininas que homenageavam mês de Março, mês da mulher em Cabo Verde … e não era para menos ante tanta beleza física e vocálica:

Tété Alinho – convidada especial, vinda directamente Praia – Leontina Fortes (São Nicolau), Carmen Silva (São Vicente), Gabriela Estrela (Boa Vista), Ginilda Martins (Maio), Nati (Santiago), que se juntaram a outras vozes do Sal como Magui Spencer, Vanice da Luz, Julieta Lobo e Marisia, foram as damas que, com a sua linda voz, embalaram o público durante duas horas de espectáculo, numa sala repleta de bons apreciadores da música.

Vanice Cruz, uma jovem de 18 anos – a mascote do evento por ser a mais pequena em idade, porém, grande em estatura – abre o palco e com seu vozeirão deslumbra a plateia merecendo aplausos do princípio ao fim da sua actuação.

As outras “meninas” da noite, tendo cada uma delas interpretado duas canções, não deixaram também seus dotes em mãos alheias.

Tété Alinho, a artista convidada especial, entra em cena ao seu estilo peculiar para fechar o certame musical em grande com “Beijo Furtado” – música de sua autoria – e “Sal ê sab, Sal ê doce”, de Nhelass Spencer.

O vice-presidente da Câmara Municipal do Sal, Hermínio Monteiro, presente no ‘show’, felicitou todas as damas, destacando a força e a garra da mulher cabo-verdiana.

“As mulheres do nosso país são mulheres de garra e estão a assumir o seu papel, conquistando e ocupando seu espaço na sociedade a todos os níveis, por mérito próprio, dando assim seu contributo para o desenvolvimento do país”, assinalou.

No final, o organizador do evento, Alcindo Silva, “Tchida”,  dono da empresa Tchida Produções, que contou com a parceria da Câmara Municipal do Sal, era um homem feliz e satisfeito, porque as coisas, conforme disse em poucas palavras, “correram maravilhosamente bem”.

E foi assim o espectáculo do dia destinado à mulher, realizado, normalmente, pela presidente do Núcleo de Mulheres do Sal, Rira Barros, actualmente a residir nos Estados Unidos, que “passa a bola” à empresa Tchida Produções para que 27 de Março, Dia da Mulher Cabo-verdiana, não passasse despercebido na ilha turística.

Com Inforpress.

 

CIDADE VELHA


30 January 2017 1441
A empresa municipal ‘Serviço Autónomo do Turismo’ foi criada com a missão de gerir o circuito turístico da Cidade Velha, Património da Humanidade, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina.
12 February 2017 1679
A Cidade Velha (localizada em Cabo Verde) foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade no dia 26 de junho de 2009, numa decisão da UNESCO, órgão da União das Nações Unidas (ONU) que cuida da educação e da cultura.
12 February 2017 1647
E, dois anos mais tarde, foi lá criada a primeira cidade do mundo construída por europeus nos trópicos, mais precisamente por Portugal, tornando-se a primeira capital do arquipélago, título que ostentou até 1770, quando se deu a passagem oficial para a Praia de Santa Maria, a actual Cidade da Praia (em actualização).

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.