As obras do projecto turístico integrado do Ilhéu de Santa Maria e da Gamboa, na cidade da Praia, prosseguem e têm atraído a atenção dos praienses que se deslocam ao local para ver o homem a desventrar a baía entrando com terra pelo mar adentro.

Os transeuntes da Avenida de Cuba ou que descem do bairro da Achada Santo António, na capital, já não passam sem deitar olhar ao Ilhéu de Santa Maria, onde estão a decorrer as obras do maior investimento turístico até hoje realizado em Cabo Verde. Trata-se de um projecto do empresário chinês (Macau) David Chow.

Avaliado em 250 milhões de euros, o complexo turístico vai ocupar uma área de aproximadamente 153 mil metros quadrados.

David Chow, que explora espaços de jogo em Macau, disse, na altura da apresentação do projecto, em Julho de 2015, que a estância turística em frente à Praia da Gamboa vai colocar Cabo Verde no mapa mundial e com benefícios para o país.

O projecto contempla edificações, infra-estruturas e equipamentos de acesso, circulação, alojamento e funcionalidade do resort destinado ao turismo de luxo e casino, sendo que abrange todo o ilhéu de Santa Maria, parte da praia da Gamboa em frente ao ilhéu e o espaço marítimo entre o ilhéu e a costa.

A expectativa é que venha a gerar 2100 postos de trabalho directos e receber diariamente 12 mil pessoas nos sectores do comércio, lazer, desporto e cultura.

Não obstante todos os efeitos positivos que se espera para a economia de Cabo Verde, com a implementação deste projecto, o antigo bastonário da Ordem dos Arquitectos, Cipriano Fernandes, solicitou, através de uma petição entregue à Procuradoria da República e à Assembleia Nacional, a suspensão da Convenção de Estabelecimento negociada pelo Governo, Câmara Municipal e a Macau Legend Development, em Julho de 2015. A Procuradoria Geral da República não deu provimento à queixa do arquitecto Fernandes.

O então primeiro-ministro, José Maria Neves foi quem presidiu à cerimónia do lançamento da primeira pedra do projecto de Ilhéu de Santa Maria, acto esse que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, e do empresário macaense David Chow.

 

Com Inforpress.

MONUMENTOS & SÍTIOS


30 January 2017 Monumentos & Sítios 41
A empresa municipal ‘Serviço Autónomo do Turismo’ foi criada com a missão de gerir o circuito turístico da Cidade Velha, Património da Humanidade, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina.
12 February 2017 Monumentos & Sítios 57
A Cidade Velha (localizada em Cabo Verde) foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade no dia 26 de junho de 2009, numa decisão da UNESCO, órgão da União das Nações Unidas (ONU) que cuida da educação e da cultura.
12 February 2017 Monumentos & Sítios 55
E, dois anos mais tarde, foi lá criada a primeira cidade do mundo construída por europeus nos trópicos, mais precisamente por Portugal, tornando-se a primeira capital do arquipélago, título que ostentou até 1770, quando se deu a passagem oficial para a Praia de Santa Maria, a atual Cidade da Praia.

CABO VERDE


Cabo Verde , é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. A cerca de 570 quilómetros da costa da África Ocidental, as ilhas cobrem uma área total de pouco mais de 4.000 quilómetros quadrados.
Cachupa é um prato típico da gastronomia de Cabo Verde. Distingue-se entre Cachupa Rica (elaborada com vários tipos de carne), e Cachupa Pobre (feita apenas com peixe). A distinção entre os tipos de Cachupa tem a ver com o facto de a Rica conter carne, o que torna o prato mais caro, e apenas acessível à população com mais meios.
As ilhas de Cabo Verde são um destino único e inesquecível. Abençoadas pelo Sol durante todo o ano, têm na Música e na Cultura um ritual que faz parte do dia a dia dos habitantes, enquanto envolvem o visitante na incomparável mística do Arquipélago.

REDE VERDE

2016 recordista na produção da energia renovável e China lidera

Com 80% da produção total, produtoras de energia solar e eólica promovem expansão das fontes renováveis. A Europa ficou para trás no crescimento dessas energias e a China assume a liderança entre países.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

OMS recomenda abstinência sexual para quem esteve nas zonas zika

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, esta semana, aos homens e mulheres, que estiveram nas áreas onde há transmissão activa do vírus Zika, à pratica do sexo seguro ou manter uma abstinência por seis meses.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.