Dos 241 sítios naturais classificados pela UNESCO, 62 estão "ameaçados pela mudança climática" contra os 35 em 2014 (de 228), de acordo com um relatório. A mudança climática ameaça um quarto dos locais naturais do Património Mundial.

É mais do dobro dos que estavam ameaçados há três anos, advertiu segunda-feira, 13 de Novembro, a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). Corais ameaçados, geleiras a derreter, incêndios, subida do nível do mar colocam em perigo estas localidades.

Na actualidade, 241 sítios naturais estão classificados como património da UNESCO. Destes, 62 estão sob ameaça devido a mudança climática, contra os 35 que corriam esse risco em 2014 num total de 228 classificados na época.

"O aumento e a velocidade com que vimos essa tendência evoluir em apenas três anos nos surpreendeu. E o relatório avisa que o número provavelmente aumentará ", disse o director executivo da UICN, Inger Andersen, enquanto o relatório estima que o aquecimento representa um" risco potencial "para outros 55 sítios.

É uma "mensagem clara para os delegados reunidos aqui em Bona na 23ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima: as mudanças climáticas são rápidas e não poupa o tesouro do nosso planeta", disse Andersen, que apela ao "envolvimento urgente e ambicioso" para implementar o Acordo de Paris.

Os delegados do clima reuniram-se em Bonn até sexta-feira negociando as regras para a implementação deste acordo, que visa manter o aquecimento global abaixo de 2 ° C, ou 1,5 ° C.

Novo tipo de ameaça

A Grande Barreira de Corais, a Região Costeira de Belize, o Atol Aldabra nas Seychelles: Os recifes de corais afectados pela elevação das temperaturas do mar - que os tornam caldosos - estão entre os ecossistemas mais ameaçados, de acordo com a UICN, assim como as geleiras, cujo derretimento toca em particular o parque nacional do Kilimanjaro na Tanzânia ou a área de Jungfrau-Aletsch nos Alpes suíços.

A mudança climática também tem um impacto sobre as zonas húmidas, os deltas das terras baixas ou alguns ecossistemas vulneráveis ​​ao fogo.

Mas os administradores do sítios às vezes não têm ideia de um "novo tipo de ameaça", presente "em todos os lugares, mas completamente invisível", disse Peter Shadie, do Programa do Património Mundial da UICN.

Esses sítios, patrimónios da humanidade desempenham um papel "crucial" para as economias locais, sua "destruição pode ter consequências devastadoras além da beleza excepcional e do seu valor natural", disse Tim Badman, director do mesmo programa.

"No Parque Nacional Huascaran do Peru, por exemplo, o derretimento das geleiras interrompe o abastecimento de água e os metais pesados ​​sob o gelo contaminam a água e o solo", acrescentou.

Embora a mudança climática seja "a ameaça crescente mais rápida", é apenas um segundo depois das espécies invasoras. O turismo, o desenvolvimento das infra-estruturas (estradas, barragens, minas ...), a caça, a poluição ou a eficácia da gestão do sítio também têm um impacto na sua preservação.

Tendo em conta todos esses factores, a UICN classifica 17 sítios (7%) como "críticos", nomeadamente o American Everglades Park ou a reserva da biosfera de borboleta Monarch no México. Doze estão na África, como o Lago Turkana no Quénia e o Parque Virunga na República Democrática do Congo.

A Grande Barreira de Corais é um dos 70 sítios (29%) inspiradores de "grandes preocupações", assim como Machu Picchu no Peru, o Lago Baikal na Rússia e nas Ilhas Galápagos.

Com RFI.

 

Tema SportKriol
Wednesday, November 15, 2017 Antonio Tavares Modalidades 38
Avelino Bonifácio é o primeiro presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), cuja assembleia constituinte decorreu, sábado, 11 de Novembro, na sede do Comité Paralímpico de Cabo Verde.
Saturday, October 07, 2017 Antonio Tavares FIFA 50
Percy Tau, Themba Zwane e Sibusiso Vilakazi colocaram a África do Sul, sábado, 07 de Outubro, na corrida para o Mundial de futebol da Rússia-2018. Os Bafana-Bafana venceram os burkinabés por 3-1.
Monday, October 02, 2017 Antonio Tavares FIFA 74
O médio Luis ‘Platiny’ Soares, da equipa romena do Polytehnica Iasi, e o avançado Nuno ‘Jóia’ Costa, do Estrasburgo da França não entram nas contas do seleccionador cabo-verdiano Lúcio Antunes para o compromisso dos Tubarões frente ao Senegal.
Tema TicKriol
17 November 2017 Antonio Tavares Ciência 28
Este exoplaneta, intitulado de Ross 128 b, é o mais próximo do tamanho da Terra e tem hipóteses de albergar vida, segundo o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
14 November 2017 Antonio Tavares Software 30
Um pacote com um ‘malware’ a venda na internet subterrânea, por quatro mil euros, permite fáceis assaltos informáticos às caixas automáticas, por permitir acesso ao sistema das ATM e levantar dinheiro alheio.
1 November 2017 Antonio Tavares Ciência 42
A empresa russa Hoversurf, criadora da moto voadora Scorpion 3, recentemente testada pela Polícia de Dubai, apresenta o seu novo projecto: uma máquina particular tripulada, apelidada de carro voador.
Tema TurisKriol
Thursday, August 31, 2017 Antonio Tavares TURISKRIOL 102
Os chineses invadem a Europa, Irlanda do Norte, Croácia e Islândia, impulsionados pela série ‘Game of Thornes’ a série do canal norte-americano HBO.
Thursday, December 15, 2016 Administrator TURISKRIOL 260
Os investimentos do ‘The Resort Group PLC’ com o valor acumulado de mais de 250 milhões de euros, minimizaram os fracos resultados macroeconómicos de Cabo Verde que seriam piores, considera Victor Fidalgo, administrador do grupo.
Monday, August 29, 2016 Administrator TURISKRIOL 279
As obras do projecto turístico integrado do Ilhéu de Santa Maria e da Gamboa, na cidade da Praia, prosseguem e têm atraído a atenção dos praienses que se deslocam ao local para ver o homem a desventrar a baía entrando com terra pelo mar adentro.
Tema CultuKriol
Monday, August 22, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2395
O festival musical de Curraletes, na praia do mesmo nome no porto Novo de Santo Antão, encerrou o pano com o público, a organização a atribuir nota positiva ao certame organizado em tempo de campanha com 4 mil contos (37 mil euros).
Sunday, August 14, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2385
O espectáculo ficou favorecido na Baía das Gatas com o remate de Grace Évora e Jorge Neto, depois das entradas triunfais do ‘velho’ Tubarões, do grupo Carnaval, Tó Semedo e Loony Johnson, imagine os gritos, a folia e saltos ‘até ao céu’.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador.