A ilha de Santo Antão tem requisitos para ser considerada património natural da humanidade, defende Alcides Lopes, activista cultural e mestre em Antropologia.

A ideia está tão arreigada que um grupo de cidadãos em Santo Antão tem estado a trabalhar no processo de candidatura da aldeia de Fontainhas a património natural da humanidade.

O antropólogo partilha esta ideia com uma grande franja da população.

Autarcas, agentes culturais, operadores turísticos, empresários e os cidadãos, de uma forma geral, têm estado a defender a necessidade do Governo, conjuntamente com os municípios, avançar junto da UNESCO, com a candidatura de Santo Antão a património natural da humanidade.

Alcides Lopes, autor da obra “Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas”, que, sexta-feira, 01 de Setembro, apresentou, no Porto Novo, o livro em apreço, disse acreditar que, pelo menos, uma boa parte da ilha de Santo Antão tem condições para ser declarada património natural da humanidade.

Natural do Porto Novo, licenciado em música e mestre em antropologia, Alcides Lopes admitiu ter informação de que a própria UNESCO concorda com a certificação de algumas zonas de Santo Antão como património natural da humidade, o que seria “uma mais-valia” para esta ilha.

Além das vantagens do ponto de vista cultural, este estatuto teria forte impacto no sector turístico, dois sectores que se alimentam um do outro, frisou.

Corda, Fontaínhas,Tarrafal de Monte Trigo, Planaltos Leste e Norte

Corda, Fontainhas, Tarrafal de Monte Trigo, os Planaltos Leste e Norte estão entre os sítios em Santo Antão com potencial para serem certificados como património natural da humanidade, no entender dos autarcas e dos agentes turísticos locais.

A Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), tendo feito em 2009 ao Governo uma primeira proposta de candidatura da ilha a património natural da humanidade, indica que vai continuar a ‘lutar’ para que a ilha venha, no futuro, a ter esse estatuto.

“Temos, efectivamente, um grande potencial. Há que continuar a envidar esforços para que, pelo menos, algumas zonas venham a ser certificadas como património da humidade”, defende Orlando Delgado, presidente da AMSA, sublinhando que “toda a gente que visita Santo Antão fica fascinada com esta pérola que é um património que tem de ser preservado”.

O próprio Governo já admitiu que, pelo menos, Fontainhas, Corda e Tarrafal de Monte Trigo, além do “grande potencial económico” que apresentam, dispõem ainda de “muitas vantagens ambientais”, que devem ser preservadas e aproveitadas.

Fontainhas, segundo o site do turismo, Viral Planet, integra o “ranking” dos 25 sítios mais belos do mundo, ocupando a décima segunda posição.

Em 2016, essa localidade foi eleita, pela Nacional Geographic, para o “Top 10” dos sítios como a melhor vista do mundo.

Segundo os ambientalistas, os Planaltos Leste e Norte têm, igualmente, todas as condições para conseguir o estatuto de património natural da humanidade, por serem “um marco de biodiversidade”.

Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas

Alcides Lopes, residindo actualmente no Brasil, aproveitou ainda a apresentação do seu livro, inserida no âmbito das comemorações do Dia do Município do Porto Novo (02 de Setembro), para propor a criação de uma associação de tamboreiros em Santo Antão para a defesa e promoção da tradição do tambor, um dos principais traços das festas juninas desta ilha.

O mesmo questionou também sobre as razões que têm impedido ainda Porto Novo de ter  uma biblioteca municipal, um desejo acalentado há anos pelos portonovenses, lembrou.

O livro “ Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas,  “fruto” da pesquisa de mestrado em Antropologia defendida, em 2015, pelo autor na Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), tem como objecto de análise as festas do “Colá son Jon” no Porto Novo.

A apresentação deste livro, em que o autor analisa a actuação dos principais músicos da festa, os tamboreiros, acontece numa altura em que o Instituto  do Património Cultural (IPC) está a trabalhar, com a Câmara Municipal do Porto Novo, no projecto de elevação dessa manifestação cultural, considerada uma das maiores e mais intensas em Cabo Verde, a património imaterial nacional.

Com Inforpress.

 

Tema SportKriol
Wednesday, September 06, 2017 Antonio Tavares FIFA 46
Os leões indomáveis têm tido as garras partidas, pois acabam de se afastar do Mundial da Rússia-2018 em futebol. Em casa não foi além de um empate a uma bola com a Nigéria.
Tuesday, September 05, 2017 Antonio Tavares FIFA 46
A selecção de futebol de Cabo Verde roubou, em Durban, três pontos, ao bater, terça-feira, 05 de Setembro, a África do Sul por 1-2. Garry Rodrigues marcou os dois golos de Cabo Verde.
Sunday, September 03, 2017 Antonio Tavares Modalidades 49
A jovem ginasta cabo-verdiana Márcia Lopes encontra-se em Itália a representar Cabo Verde no XXXV Campeonato do Mundo da Ginástica Rítmica na cidade de Pesaro.
Tema TicKriol
4 September 2017 Antonio Tavares Ciência 42
Os astrónomos da NASA revelaram alguns detalhes sobre o asteróide gigante, denominado Florence, que passou perto da Terra na sexta-feira, 01 de Setembro.
2 September 2017 Antonio Tavares Internet 30
O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) lança dentro de seis meses concurso para admissão de estagiários, depois de ter acolhido 12 melhores recém-licenciados no processo selectivo ao programa NOSiEstágio.
20 December 2016 Administrator Ciência 171
Sondas fluorescentes em nanoescala que ligam na presença de células cancerosas ajudaram cirurgiões a remover tumores em ratos sem danificar tecidos saudáveis, de acordo com um estudo publicado na segunda-feira.
Tema TurisKriol
Thursday, August 31, 2017 Antonio Tavares TURISKRIOL 58
Os chineses invadem a Europa, Irlanda do Norte, Croácia e Islândia, impulsionados pela série ‘Game of Thornes’ a série do canal norte-americano HBO.
Thursday, December 15, 2016 Administrator TURISKRIOL 199
Os investimentos do ‘The Resort Group PLC’ com o valor acumulado de mais de 250 milhões de euros, minimizaram os fracos resultados macroeconómicos de Cabo Verde que seriam piores, considera Victor Fidalgo, administrador do grupo.
Monday, August 29, 2016 Administrator TURISKRIOL 220
As obras do projecto turístico integrado do Ilhéu de Santa Maria e da Gamboa, na cidade da Praia, prosseguem e têm atraído a atenção dos praienses que se deslocam ao local para ver o homem a desventrar a baía entrando com terra pelo mar adentro.
Tema CultuKriol
Monday, August 22, 2016 Administrator CULTUKRIOL 1760
O festival musical de Curraletes, na praia do mesmo nome no porto Novo de Santo Antão, encerrou o pano com o público, a organização a atribuir nota positiva ao certame organizado em tempo de campanha com 4 mil contos (37 mil euros).
Sunday, August 14, 2016 Administrator CULTUKRIOL 1765
O espectáculo ficou favorecido na Baía das Gatas com o remate de Grace Évora e Jorge Neto, depois das entradas triunfais do ‘velho’ Tubarões, do grupo Carnaval, Tó Semedo e Loony Johnson, imagine os gritos, a folia e saltos ‘até ao céu’.

REDE VERDE

Zoos salvação dos animais ou maior protecção no habitat natural

Os jardins zoológicos têm estado a mudar. Em vez de jaulas com grades surgem espaços amplos temáticos. Todos os anos, mais de 70 milhões de pessoas visitam zoológicos na Alemanha.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

Cidade da Praia precisa de nova delegacia de Saúde

Os deputados do PAICV na Câmara Municipal da Praia querem um espaço físico para nova sede da Delegacia de Saúde da Praia e condicente com o estatuto da capital do país.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador.