Os partidos políticos da posição, a Deco e uma franja da população cabo-verdiana pedem a recolha dos manuais escolares com erros, mas o Ministério da Educação e o MpD negam essa possibilidade para que os alunos não fiquem sem este instrumento didáctico.

As primeiras contestações surgiram nas redes sociais com os pais a apresentarem as incorrecções detectadas em vários manuais do 1º ciclo de escolaridade e a exigirem responsabilidades ao governo.

Corre nas redes sociais a convocação dos pais e encarregados de educação dos alunos para uma passeada, sexta-feira,06 de Outubro, a favor da retirada dos famigerados manuais.

No livro de matemática para o 1º e 2º anos de escolaridade, os erros começam na capa, onde se lê: "Matimatica Manual" em vez de Manual de Matemática. No seu interior constam exercícios escritos em inglês, trocas na identificação de figuras (um hexágono passa a pentágono), exercícios de exemplo com resultados errados (2 x 3 = 12), entre outras falhas.

A directora nacional da Educação, Adriana Mendonça, responsável pela revisão, admitiu, em conferência de imprensa, o que classificou como "gralhas", adiantando que não "deveriam lá estar".

266 erros e sugestões por corrigir

No seu entender, não se trata de um fenómeno restrito apenas aos manuais experimentais, mas que abrange também os manuais antigos em vigor.

Adriana Mendonça esclarece que o Ministério da Educação está a identificar os erros em todos os manuais e registou a existência, até ao momento, de 266 erros e sugestões de alteração em manuais de várias disciplinas do 2.º ao 6.º ano.

Apresentou como solução a emissão de erratas e acções de formação para orientar os professores a ultrapassar estas incorrecções.

A língua portuguesa é a disciplina com mais erros inclusos nos manuais dos vários anos.

Na sua óptica, “as gralhas não constituírem problema para a aprendizagem dos alunos e as que forem sendo identificadas serão incorporadas” ao processo de revisão dos manuais, que decorre até Dezembro.

"Não há motivos para justificar a retirada do manual. Todos os manuais com todas estas gralhas já estão no mercado. Se tirar todo os manuais do 2º ao 6º ano, as crianças não vão ter material para trabalhar", disse.

PAICV e ADECO querem os manuais fora do circuito

Mas as reacções não se fizeram esperar no plano político.

O PAICV fez ouvir a sua voz através do seu vice-presidente Nuías Silva que classificou os erros de “gravíssimos e colocam o país numa situação ridícula” e que a sua solução não são as erratas.

"A única solução que se vislumbra é a sua substituição por outros, feitos de forma responsável, mediante acompanhamento, coordenação pedagógica, correcção, revisão e seguimento por parte do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação", disse o vice-presidente Nuías Silva.

Informou que o PAICV vai pedir a intervenção da Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) e da Inspecção Geral da Educação, instando os pais a apresentarem queixa na associação de defesa dos consumidores (ADECO).

António Silva, presidente da ADECO, já reuniu a sua equipa e anunciou na Rádio de Cabo Verde que os “erros são demasiados” e aconselha a retirada desses manuais do mercado que estão a ser vendidos nas escolas do primeiro ciclo.

A mania de se focar apenas nos erros

Para Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, os críticos dão mais ênfase a pequenas falhas do que os sucessos, uma predisposição da forma como “lidamos com o erro e a falha”.

A sua reacção vem reflectida na sua página do Facebook, onde condenou o discurso que coloca antes de mais “o foco em 1% de erro, gralha ou falha" em detrimento "dos 99% de mérito".

"Se o erro e a falha forem intencionais, é claro que devem ser sancionados. Se forem impactantes, resultantes do desleixo, da falta de rigor ou da incompetência, é claro que os seus autores devem ser responsabilizados. Mas muitas vezes não é o rigor que é colocado no radar da detenção do erro, da gralha ou da falha. As antenas estão sintonizadas para o negativismo e o ostracismo. Em outros atores, as motivações são meramente politiqueiras", postou o primeiro-ministro.

Dora Pires pede retirada dos manuais e da directora nacional

A UCID exigiu que os manuais do ensino básico com erros ortográficos, de cálculo e troca de nomes das figuras geométricas sejam retirados do mercado nacional. O partido pede a saída da directora nacional da educação.

“A directora nacional disse que não devem ser retirados (manuais), mas ela confirma que sabia dos erros. Então nós fazemos um apelo à Ministra da Educação que sejam sim retirados os manuais e que seja retirada também a directora da educação que, conhecendo os erros existentes, colocou os manuais à venda”, acusa Dora Pires, deputada da UCID no Parlamento cabo-verdiano.

“Cerca de 260 erros não é normal. E nós da UCID exigimos mesmo que os manuais sejam retirados”, reforça.

A UCID identifica três erros nos manuais: linguísticos, matemáticos e antecipação da matéria prevista para o quinto e sexto anos, numa alusão aos escritos em inglês no manual de matemática.

MpD procura no passado os erros de hoje

O Movimento para a Democracia (MpD) reagiu, terça-feira, 03 de Outubro, também à polémica instalada em Cabo Verde desde o fim de semana, através do seu secretário-geral, Miguel Monteiro, ao advogar que “os livros antigos ainda em vigor têm muitos erros” e nunca houve reclamações desta índole e justifica:

"É de louvar que hoje, com o actual governo do MpD, as pessoas estejam a escrutinar mais as acções da governação e estejam a sentir-se mais livres para opinar, manifestarem-se, sem medo de represálias, o que não acontecia antes", referiu.

Miguel Monteiro faz eco da posição do Ministério da Educação: Nada da recolha dos manuais “produzidos a título gratuito” por técnicos suecos.

"Voltar aos manuais anteriores significa manter o quadro de dificuldades de aprendizagem da matemática", defendeu.

 

Tema SportKriol
Wednesday, November 15, 2017 Antonio Tavares Modalidades 37
Avelino Bonifácio é o primeiro presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), cuja assembleia constituinte decorreu, sábado, 11 de Novembro, na sede do Comité Paralímpico de Cabo Verde.
Saturday, October 07, 2017 Antonio Tavares FIFA 49
Percy Tau, Themba Zwane e Sibusiso Vilakazi colocaram a África do Sul, sábado, 07 de Outubro, na corrida para o Mundial de futebol da Rússia-2018. Os Bafana-Bafana venceram os burkinabés por 3-1.
Monday, October 02, 2017 Antonio Tavares FIFA 73
O médio Luis ‘Platiny’ Soares, da equipa romena do Polytehnica Iasi, e o avançado Nuno ‘Jóia’ Costa, do Estrasburgo da França não entram nas contas do seleccionador cabo-verdiano Lúcio Antunes para o compromisso dos Tubarões frente ao Senegal.
Tema TicKriol
17 November 2017 Antonio Tavares Ciência 28
Este exoplaneta, intitulado de Ross 128 b, é o mais próximo do tamanho da Terra e tem hipóteses de albergar vida, segundo o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
14 November 2017 Antonio Tavares Software 30
Um pacote com um ‘malware’ a venda na internet subterrânea, por quatro mil euros, permite fáceis assaltos informáticos às caixas automáticas, por permitir acesso ao sistema das ATM e levantar dinheiro alheio.
1 November 2017 Antonio Tavares Ciência 42
A empresa russa Hoversurf, criadora da moto voadora Scorpion 3, recentemente testada pela Polícia de Dubai, apresenta o seu novo projecto: uma máquina particular tripulada, apelidada de carro voador.
Tema TurisKriol
Thursday, August 31, 2017 Antonio Tavares TURISKRIOL 102
Os chineses invadem a Europa, Irlanda do Norte, Croácia e Islândia, impulsionados pela série ‘Game of Thornes’ a série do canal norte-americano HBO.
Thursday, December 15, 2016 Administrator TURISKRIOL 260
Os investimentos do ‘The Resort Group PLC’ com o valor acumulado de mais de 250 milhões de euros, minimizaram os fracos resultados macroeconómicos de Cabo Verde que seriam piores, considera Victor Fidalgo, administrador do grupo.
Monday, August 29, 2016 Administrator TURISKRIOL 279
As obras do projecto turístico integrado do Ilhéu de Santa Maria e da Gamboa, na cidade da Praia, prosseguem e têm atraído a atenção dos praienses que se deslocam ao local para ver o homem a desventrar a baía entrando com terra pelo mar adentro.
Tema CultuKriol
Monday, August 22, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2395
O festival musical de Curraletes, na praia do mesmo nome no porto Novo de Santo Antão, encerrou o pano com o público, a organização a atribuir nota positiva ao certame organizado em tempo de campanha com 4 mil contos (37 mil euros).
Sunday, August 14, 2016 Administrator CULTUKRIOL 2385
O espectáculo ficou favorecido na Baía das Gatas com o remate de Grace Évora e Jorge Neto, depois das entradas triunfais do ‘velho’ Tubarões, do grupo Carnaval, Tó Semedo e Loony Johnson, imagine os gritos, a folia e saltos ‘até ao céu’.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador.