Um pacote com um ‘malware’ a venda na internet subterrânea, por quatro mil euros, permite fáceis assaltos informáticos às caixas automáticas, por permitir acesso ao sistema das ATM e levantar dinheiro alheio.

Os ‘hackers’ encontraram uma forma de enriquecer rápida e facilmente com "assaltos" informáticos às caixas automáticas.

Pelo custo de apenas quatro mil euros está a ser vendido na darknet (a internet subterrânea) um pacote de software, denominado Cutlet Maker, que permite aceder ao sistema das ATM e levantar dinheiro, sem precisar de detectar o código de um cliente ou de apontar uma arma ao bancário.

Basta ter acesso directo ao interior de uma ATM para chegar à porta USB que será usada para carregar o ‘malware’ ou o vírus. Depois, o ‘hacker’ insere um dispositivo USB onde está o kit do software Cutlet Maker. Como este é protegido por uma palavra-passe, é preciso gerá-la através de um programa próprio (c0decalc) para defender a aplicação dos utilizadores não autorizados.

Depois da criação do código, basta inseri-lo no interface do Cutlet Maker para dar início ao processo de remoção de dinheiro, explicou, num comunicado, a Kaspersky, empresa especializada em soluções antivírus. Não é preciso mais nada para ter acesso a milhões de euros.

O software já foi utilizado em vários países por ‘hackers’ que conseguiram aceder às caixas automáticas de levantamentos, garante a empresa, escusando-se a pormenorizar onde e qual o montante dos prejuízos. "Sabemos que este malware já foi usado em ataques reais. Já fomos contactados por vários bancos a propósito desses incidentes", adiantou ao DN Konstantin Zykov, investigador principal no Kaspersky Lab e porta-voz da empresa.

Segundo a Kaspersky, o Cutlet Maker tem estado à venda desde 27 de Março mas amostras mais antigas surgiram nos radares das comunidades de segurança informática em Junho de 2016.

É vendido na darknet, a internet clandestina e de difícil acesso ao público em geral, onde também são comercializados novos e velhos estupefacientes e tudo o que é proibido. Não é possível saber se o kit já foi muito vendido. "A página da internet que promovia o Cutlet Maker continha um contador que registou pelo menos uma compra. Mas agora já vemos várias ofertas do software em diferentes fóruns que não têm os tais contadores, pelo que não é possível saber quantas cópias foram vendidas", refere Konstantin Zykov.

Konstantin Zykov precisou ainda que a consultora "assistiu os bancos envolvidos nos incidentes", ou seja, nos ataques reais que já existiram, escusando-se a revelar quantos casos foram. A Kaspersky também não tem informações sobre ações judiciais nesta matéria.

Europol alerta para ataques de vários malwares

No relatório de 2017 sobre os vários tipos de malware que atingem as caixas automáticas, os peritos da Europol alertam que os ataques progrediram: o acesso já não tem de ser físico, os hackers estão a entrar através do próprio sistema informático das ATM. As infecções com vírus na rede das caixas requerem mais trabalho e planeamento por parte do atacante, com a dificuldade principal a ser o acesso ao sistema da ATM através da rede informática do banco. Segundo a Europol, alguns bancos não têm estas duas redes separadas e protegidas por firewalls.

Quando os criminosos percebem que podem instalar malware e entrar na rede informática da ATM, sabem que, a partir daí, podem roubar o dinheiro que quiserem das máquinas, refere o documento. A Europol acredita que este tipo de ataques representa uma nova tendência na cibercriminalidade, embora até agora tenham sido reportados casos apenas nos EUA e no Canadá.

O primeiro malware, o Skimmer v2009, foi encontrado originalmente na Rússia e na Ucrânia. O código original terá sido desenvolvido na Europa de Leste e foi reutilizado por um grupo latino-americano.

A seguir surgiu o Ploutus, muito parecido e ainda activo. Outro malware mais recente e vindo do Leste Europeu é o GreenDispenser, que pertencerá a um grupo rival, segundo o relatório da Europol. Há ainda o Neopocket, mais direccionado para bancos específicos e que terá origem na América Latina. A Europol acredita que estará activo um grupo do Leste com células em várias cidades europeias.

Com DW.

 

JOGOS & CONSOLAS


13 September 2016 Administrator Jogos & Consolas 110
Recentemente foi realizado o lançamento da nova expansão Legion do jogo World of Warcraft e o seu resultado foi extraordinário, sendo que a Blizzard anunciou que assistiu ao maior número de jogadores a estarem ligados ao seu MMO.
14 September 2016 Administrator Jogos & Consolas 105
A Sony Interactive Entertainment revelou na passada semana a nova versão Pro da sua célebre consola de jogos Playstation. A nova série CUH-7000 traz melhor experiência de jogo aos ‘gamers’ com capacidades de processamento de imagens aumentado e capazes de satisfazer o padrão de resolução 4K.
14 September 2016 Administrator Jogos & Consolas 124
Apesar da euforia já ter começado desde algum tempo a desvanecer-se, uma coisa é inegável por muito que gostemos ou não do jogo. Este é um dos jogos móveis com maior sucesso de sempre. Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro para a Niantics e Nintendo.

CIÊNCIA


Friday, September 09, 2016 Administrator Ciência 105
O pequeno robô de seis rodas foi desenhado para fazer entregas em raios de ação que não deverão exceder os três quilómetros. A Starship Technologies pretende testá-lo em Londres e mais três cidades europeias.
Wednesday, September 14, 2016 Administrator Ciência 119
A equipa da DeepMind optou por uma abordagem original para construir um programa de discurso e o resultado é que o sistema parece mais um humano a falar do que as restantes soluções de AI.
Wednesday, September 14, 2016 Administrator Ciência 126
Primeiro carro da Volvo que vai ser usado no projeto Drive Me da marca já saiu da linha de produção. O carro vai ser entregue a uma família em Gothenburg, a cidade escolhida pela marca sueca para levar a cabo um teste piloto em utilização real.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.