O Governo cabo-verdiano promete políticas públicas e medidas proactivas de sensibilização e socialização para maior participação das mulheres na liderança das associações desportivas.

A garantia foi dada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante a abertura do 1º seminário sobre “Liderança Feminina no Desporto”, que decorre de 27 a 29 deste mês, na cidade da Praia.

Avançou que 90 por cento das associações e federações desportivas em Cabo Verde são lideradas por homens, o que demostra que há um défice enorme de participação das mulheres nas diversas modalidades desportivas.

“Em sociedade como a nossa e em termos mundiais, onde há um défice de participação e de liderança de mulheres em sectores fundamentais, há também um défice de aproveitamento de todo o potencial, mas sobretudo a nível económico, onde temos maior parte das mulheres em situação de desemprego e de pobreza e com sobrecarga de encargos familiar”, sublinhou.

No seu ponto de vista, é preciso introduzir medidas e políticas públicas e mecanismos de maior equilíbrio, mas também medidas proactivas de sensibilização e de socialização no sentido de o país ter uma maior participação, pro-actividade e paridade na representação das mulheres na liderança desportiva.

“E neste sentido, que brevemente estaremos a analisar a nível do conselho nacional de desporto um conjunto de medidas legislativas para definir políticas que permitam a redução do desequilíbrio a nível da maior participação das mulheres nos órgãos federativos, na gestão das infra-estruturas desportivas, mas também pela prática das actividades”, acrescentou.

Ulisses Correia e Silva assegurou que estão conscientes dos constrangimentos na disponibilização das infra-estruturas desportivas, e que para ultrapassar essas dificuldades será necessário criar equilíbrios na gestão, impor regras que façam com que haja tempo disponibilizado para as mulheres.

“Temos que criar um núcleo forte de valores, de oportunidades e de condições de melhoria de rendimento e que a nível profissional as mulheres tenham um lugar onde devem estar, com maior participação em órgãos de decisão em diversos sectores”, suscitou, realçando que apesar dos esforços desenvolvidos até agora, é necessário ainda mais trabalho e políticas de discriminação positiva.

Promovido pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, através da Comissão Mulher e Desporto, o seminário sobre “Liderança Feminina no Desporto” tem por objectivo empoderar as mulheres envolvidas no desporto em Cabo Verde e em toda a Zona Desportiva Africana nº II.

Com Inforpress.

 

MODALIDADES


22 September 2017 Modalidades 100
Os dirigentes dos Comités Paralímpicos dos países falantes da língua portuguesa discutiram, em Abu-Dhabi, a criação de uma Associação Lusófona de Paralímpicos para reforçar colaboração entre os países da Língua Portuguesa no movimento paralímpico.
1 September 2017 Modalidades 102
O brasileiro Andreow Parsons é o candidato lusófono para o Comité Paralímpico Internacional, cuja assembleia geral electiva desenrola-se nos dias 04 a 09 de Setembro, em Abu Dhabi.
27 August 2017 Modalidades 80
As ‘Tigres’ da Nigéria venceram, domingo, 27 de Agosto, em Bamako, o ‘Afrobasquete’ feminino de 2017 ao baterem as ‘Leoas’ do Senegal por 65/48 arrebatando a coroa ao Senegal. Moçambique ficou no quarto lugar e Angola no sexto.

AUTO MOTOR


Monday, October 02, 2017 Auto Motor 73
O holandês Max Verstappen (do Red Bull, na foto) venceu, domingo, 01 de Outubro, sua segunda corrida na Fórmula 1, no Grande Prémio da Malásia, depois de passar o poole Lewis Hamilton à quarta volta.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 122
O automobilismo volta em grande estilo com início do Mundial da Fórmula 1 no Grande Prémio da Austrália. Mercedes é favorito, mas Ferrari e Red Bull não vão facilitar. No entanto, Lewis Hamilton deu provas na pré-temporada em Montmeló.
Friday, March 24, 2017 Auto Motor 123
A Honda já fala num novo motor para o McLaren de Fernando Alonso, ainda sem a realização do Grande Prémio da Austrália. Dentro de dois meses o bólide poderá ter mais potência para fazer face ao favoritismo 'absoluto' de Lewis Hamilton.

REDE VERDE

Negar mudanças climáticas é atitude perversa diz Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem a COP23 onde realça que as mudanças climáticas são um dos piores fenómenos que a humanidade testemunha e pede colaboração entre líderes mundiais.

REDE NEGÓCIOS

Empresários cabo-verdianos querem internacionalizar seus negócios

Empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros técnicos e consultores participam, em Outubro, numa formação sobre “Preparação e estratégia para internacionalização”, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB).

REDE SAÚDE

África Avanza em cooperação prática e sucedida com hospital do Sal

África Avanza faz a sua XXV missão na ilha cabo-verdiana do Sal com o projecto “Médicos solidários para com Cabo Verde”. Desde sexta-feira, 20 de Outubro, um ginecologista, um cirurgião, um farmacêutico e um membro da Organização cumprem a missão que termina a 29 de Outubro.

ARTIGOS DE OPINIÃO

África sem Mandela - Um monólogo de Corsino Tolentino

Como falar da dimensão simbólica de Nelson Mandela, nascido no dia 18 de Julho de 1918 e falecido no dia 5 de Dezembro de 2013, 95 anos depois?

EDITORIAL

Viajar no tempo das máquinas de escrever com Overtype

Overtype é um site que simula a utilização de uma máquina de escrever dos tempos idos num moderno computador. 

ENTREVISTA

Notável clarinetista cabo-verdiano de nome Cesário Duarte "Cesário Boca"

Compôs uma música em tributo a um compadre. Na hora “H” muda o refrão, coloca seu nome por receio à zanga do compadre.